Petição de apoio à KARNART

Para: Ministra da Cultura

Tivemos conhecimento da situação em que se encontra actualmente a KARNART, que a DGArtes decidiu deixar de apoiar financeiramente. O colectivo, em funcionamento permanente há mais de oito anos, não foi pontuado pelo júri do concurso de apoio sustentado de forma que lhe permitisse receber financiamento; e também, quando se apresentou aos apoios pontuais, os seus projectos não mereceram a consideração dos funcionários da Direcção Geral (apenas Luís Castro, o seu director, recebeu apoio, como pessoa singular, para um projecto de dança).
É evidente que se trata de uma injustiça: a KARNART já demonstrou uma capacidade criativa, organizativa e de irradiação que a colocam numa situação inquestionável dentro da cena artística portuguesa. Os abaixo-assinados vêm, por este modo, manifestar a sua estupefacção em relação ao funcionamento de concursos que permitem situações onde é possível produzirem-se injustiças como esta e solicitar a concessão, fora de qualquer concurso, de um apoio extraordinário que impeça o fim iminente deste colectivo artístico e lhe permita ultrapassar as angustiantes dificuldades que se antevêem. Também é para casos desses que, nos diplomas legais, estão previstos apoios extraordinários.

Esta petição foi criada em 13 novembro 2009
1 055 Pessoas