Petição União entre os Sindicatos das Tecnologias da Saúde

Para: Sindicatos das Tecnologias da Saúde

Aos colegas que presidem os vários sindicados das tecnologias da saúde,

Os profissionais das Tecnologias da Saúde, abaixo assinados, decidiram fazer parte activa da luta por uma classe - para os Técnicos (Superiores) de Diagnóstico e Terapêutica - melhor em todos os sentidos e em termos qualitativos. Como tal, decidimos manifestar alguns pontos que consideramos dever ser ponderados por Vª. Excelência e que nos parecem ser fulcrais para a dinamização da luta e obtenção de resultados concordantes com os objectivos comuns.

É do nosso entender:

a. Que os sindicatos representativos das várias profissões das Tecnologias da Saúde se devem reunir e formar um plano sobre o que pretendem para a classe, devem LUTAR EM CONJUNTO pondo de parte divergências que possam existir, tentando alcançar resultados concretos;
b. Que cabe aos mesmos sindicatos aproveitar o disposto no artigo número 11 do DL-320/99 e trabalhar no sentido de criar o Conselho Nacional das Profissões de Diagnóstico e Terapêutica;
c. Que as greves são, sem dúvida, um meio por excelência para mostrar o descontentamento dos profissionais para com a conjuntura actual. Não obstante, é do nosso entender, também, que estas greves só terão impacto e credibilidade quando a adesão for significativa, o que só será possível através de uma convocatória organizada por TODOS os sindicatos representativos das Tecnologias da Saúde de forma conjunta. A união faz a força!
d. Que deve haver salvaguarda tanto do interesse em termos de carreira dos profissionais activos, como não activos e especialmente dos jovens a serem formados.
e. Que nas Escolas Superiores de Saúde, públicas e privadas, devem ser afixados posters informativos sobre as várias iniciativas levadas a cabo, bem como haver maior empenho da vossa parte em se aproximarem dos alunos, desenvolvendo actividades junto das escolas e dos alunos. É bom que eles saibam com o que contar no fim do curso.
f. Que é necessário criar uma solução para os antigos profissionais que ainda não se encontram titulados e denunciar todo o tipo de profissionais que se encontrem em situação irregular, especialmente em trabalho inqualificado.
g. Que os sindicatos devem, conjuntamente, exercer pressão sobre as entidades competentes para que seja dado um tratamento igualitário às instituições prestadoras de cuidados de saúde públicas e privadas ao nível regulamentar e sancionatório de forma a garantir a qualidade dos serviços prestados aos doentes.

Esta petição foi criada em 26 Maio 2009