Petição Política ambiental dos CTT – Ou será só fachada???

Para: Assembleia da República

Política ambiental dos CTT – Ou será só fachada???

Numa época em que tantas empresas empolam para o público a sua preocupação social e ambiental, apresentando relatórios de sustentabilidade e utilizando projectos de responsabilidade social e ambiental, é lamentável que, quando se vai ao pormenor, nos surpreendam burocracias e impedimentos de também nós fazermos algo pelo todo.
Passo a descrever um caso passado na empresa onde trabalho – CTT, Correios S.A. – e que tem afectado a vida e motivação de diversos colegas, contradizendo os princípios apresentados pela empresa.
Sendo do conhecimento público o compromisso por parte dos CTT face ao desenvolvimento sustentável, tendo para tal realizado avaliações ambientais da sua actividade e quantificado variáveis económicas, sociais e ambientais regendo-se por padrões europeus, formando inclusive os seus colaboradores de forma a sensibilizar para a importância de tais questões, eis que no presente mês a mesma tomou de uma acção contraditória a tais princípios que passo a apresentar:
Pertencendo ao departamento de transportes postais e fazendo diversos turnos nocturnos, a empresa disponibiliza transporte na região de Lisboa (entre as 22h e as 6h), tendo em conta a dificuldade de mobilidade nos transportes públicos durante a madrugada, assim como a falta de segurança rodoviária e pessoal. Alguns dos utilizadores do transporte da empresa, em que eu me incluo, para chegarem a Lisboa utilizam a bicicleta, algo que a sociedade tem vindo a fomentar como prática saudável e ambientalista.
As carrinhas têm capacidade para levar as bicicletas e os utilizadores, pelo que não houve qualquer problema até ao mês decorrente. Ficámos então bastante surpresos quando um dia, sem qualquer aviso prévio, nos vimos impedidos de levar as nossas bicicletas nas carrinhas por “ordens superiores”.
A razão apresentada a posteriori para tal proibição foi a de que a carrinha não teria capacidade para levar várias bicicletas caso mais colegas viessem a aderir à prática, proibindo então o transporte das mesmas.
Parece-nos a nós que se existe possibilidade do transporte das bicicletas, não apresentando prejuízo para a empresa e facilitando a mobilidade dos seus funcionários (já não falando da vertente ambientalista), mais viável seria efectuar-se um quadro de regras para o mesmo em vez de se extinguir um serviço importante para os funcionários e sociedade em geral.
Gostaríamos, por esta mesma razão, de expor a presente petição à opinião pública e se possível levá-la até à Assembleia da República.

Contamos com a vossa colaboração para tal, agradecendo desde já a subscrição da mesma!

Esta petição foi criada em 20 setembro 2009