Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Ílhavo pela Memória

Para: Exmos Cidadãos Ilhavenses, Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Vereadora com o Pelouro da Educação e Acção Social, Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Ílhavo, Sr. Presidente da Comissão Política Distrital do PSD, Sr. Presidente da Comissão Política Distrital do PS, Srs. Deputados Municipais do PCP no Distrito de Aveiro, Srs. Deputados Municipais do Bloco de Esquerda no Distrito de Aveiro, Srs. Deputados Municipais do CDS no Distrito de Aveiro

O actual Executivo Municipal de Ílhavo aprovou a 15 de Setembro de 2008 a construção (em curso) de um novo Centro Escolar da Senhora do Pranto.
O objectivo da obra é o de substituir "o actual Jardim de Infância e Escola de 1º Ciclo da Senhora do Pranto que serão desactivados perspectivando-se a sua demolição”.
Julgamos que a renovação do espaço urbano ilhavense – neste particular, as valências ao dispor dos serviços educativos – deve ser acompanhada pela atenção à identidade histórica da cidade.
Inúmeras gerações de ilhavenses completaram os seus primeiros anos escolares na Escola da Senhora do Pranto; outros tantos foram os que dedicaram anos de empenho ao ensino e aos serviços auxiliares naquela escola.
Quem por lá passou não conseguirá esquecer que foi ali que aprendeu a desenhar as primeiras letras e números, o toque da campainha de intervalo feita soar manualmente, a grata memória das árvores do pátio e as amizades que ficaram para sempre.
É facilmente compreensível o acto oportuno de construção de um espaço escolar renovado. Contudo, menos compreensível é a total demolição do edifício principal da histórica Escola.
O espaço hoje ocupado pela Escola deverá albergar o novo Campus da Justiça, pelo que a demolição se prepara para ser iniciada em Abril de 2010.
Mostra-se absolutamente inexplicada esta opção urbanística. Solução acertada parece-nos ser a da revitalização do edifício da Escola, à semelhança da obra realizada no também histórico edifício da actual Biblioteca Municipal de Ílhavo.
Como tal, os cidadãos ilhavenses abaixo-assinados apelam à reponderação de intenções por parte da Câmara Municipal, evitando assim o esvaziamento de toda uma memória viva da história ilhavense.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 21 agosto 2009
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
59 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.