Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição A discriminação dos idosos na sociedade portuguesa

Para: PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA

A EXCLUSÃO DOS IDOSOS NA SOCIEDADE PORTUGUESA

O idoso, isto é, as cidadãs e os cidadãos portugueses com mais de 64 anos, é discriminado negativamente e aquela(e) que tem direito à reforma, carrega logo um fardo a suportar enquanto for vivo, pois «deseja-se» que não o seja por muito tempo...até porque está (?) em causa a sobrevivência da segurança social...
Por outro lado, a nossa sociedade despreza o capital de conhecimentos e a experiência adquirida ao longo da sua vida rejeitando, as suas instituições de origem, a disponibilidade para se continuar a colaborar com elas, sem se pretender qualquer remuneração acrescida. Recorde-se, a propósito, a importância e o significado maior dos conselhos de anciãos em sociedades africanas, nomeadamente angolanas.
Um outro aspecto da ostracização dos idosos está patente na sua exclusão por empresas de sondagens em Portugal. De facto, quando se tem 65 ou mais anos de idade é-se considerado sem capacidade de opinião, pois o(a) interlocutor/a interrompe de imediato, sem explicação, a abordagem telefónica empreendida logo que tenha conhecimento de que se tem aquela idade. Perante este preconceito inqualificável tem de se pôr em causa a representatividade das sondagens pois nelas não participa percentagem significativa da população portuguesa. Será que nesta perspectiva, se pretende preconizar a retirada da capacidade de votar a todos os cidadãos desde os 65 anos?
Parece pois que o idoso ultrapassou uma fronteira que inevitavelmente faz desaparecer todas as suas faculdades, toda a capacidade de raciocínio. Entretanto, a esperança de vida é cada vez maior nos países desenvolvidos e, ao mesmo tempo, constata-se o envelhecimento progressivo da população portuguesa e europeia, estimando-se que a percentagem de idosos poderá atingir os 30% nas próximas décadas, a par de uma redução significativa da taxa de natalidade.
Não é isto um atentado aos direitos humanos? Não é isto anti-democrático? Não é anti-constitucional?
Torna-se premente que quem de direito ponha cobro a este atentado aos direitos dos portugueses mais velhos.





Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 08 julho 2009
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
152 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.