Petição pela dignidade e justiça social do enfermeiro

Para: cidadão

Exmo.Presidente da Republica,
Exmo.Cidadão,

Assunto: Petição pela dignidade e justiça social do enfermeiro

Em seguimento de uma petição online pela negociação da carreira de enfermagem, eu, Francisco V., enfermeiro, penso que mais que uma petição realizada pelos enfermeiros, devem ser os cidadãos a participar numa petição para que os “seus” enfermeiros vejam o seu trabalho reconhecido, se depois de devidamente esclarecidos assim o desejarem;

Caros cidadãos, a carreira de enfermagem tem sido alvo de várias alterações desde 1999, passando de um curso de bacharel para uma licenciatura. Segundo pratica corrente e evidência, todas as outras profissões que viram transformados, os seus cursos de bacharel para licenciatura, foram sujeitos a uma revisão salarial e equiparados aos licenciados da função pública (alguns recebendo retroactivos, desde a data da conclusão da sua licenciatura)ao contrário da carreira de enfermagem que ainda não viu reconhecido esse direito; contudo penso que o reconhecimento da enfermagem não deve ter o seu pilar assente, apenas num mérito académico. O nosso mérito deve ser o estarmos 24 horas com o doente, proporcionar os melhores cuidados de enfermagem, por vezes em condições difíceis; e sobretudo como é reconhecido internacionalmente estarmos entre os melhores enfermeiros do mundo, e na vanguarda dos cuidados de enfermagem.

Sabemos que a conjuntura actual é difícil, reconhecemos que também na nossa profissão existem bons e maus profissionais, contudo esta revindicação é mais que justa, pois apenas nos permite ficar a par dos outros cidadãos e profissionais que são licenciados.

Compreendemos e somos solidários com os desempregados, com os doentes e todos aqueles que se sente injustiçados, e é por essa mesma compreensão que ainda não endurecemos as formas de luta, esperando que a negociação da carreira se realize de maneira pacifica, para que todos nós possamos sair vencedores desta “batalha”;

Obrigado pela vossa atenção e compreensão;

Atentamente; Francisco V.

Esta petição foi criada em 18 Junho 2009