Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

O direito a 1 enfermeiro em escolas públicas que integrem crianças com necessidades de saúde especiais

Para: Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República

Actualmente sempre que existem crianças com necessidades específicas, as escolas têm a obrigação de preparar, formar pessoal docente e não docente para que possa receber, acompanhar e seguir o plano de saude individual de cada uma destas crianças que o enfermeiro de saúde escolar realiza.
Em algumas situações para além da atenção redobrada existe a necessidade de administração de medicamentos, como por exemplo no caso de crianças diabéticas que dependem da administração de insulina em vários momentos do dia para viverem.
Outras mais doenças existem e cada vez a aumentar mais, asma, alegrias alimentares, celiacos, autismo...
O mau acompanhamento, a má administração da medicação compromete a saúde de uma criança e o seu desenvolvimento.
Na maior parte destas escolas, os funcionários não têm qualquer tipo de noção ou até mesmo relação com certas doenças, deparam se com uma série de dificuldades na aprendizagem dos cuidados necessários, apesar de todos os esforços por parte destes docentes e não docentes acabam por receber uma carga redobrada sempre que existe um caso na escola.
Estes funcionários docentes e não docentes não têm formação específica para estas doenças.
Os professores existem para ensinar e garantirem o sucesso escolar dos seus alunos.
As auxiliares para acompanharem, garantirem a segurança, e muitas outras tarefas estão incubidos diariamente nestas escolas.
Estes grupos de pessoas estão direcionados para a educação e não para a saúde.
O foco destes profissionais é outro, a sua formação é outra, toda esta logística por vezes pode mesmo comprometer o ensino de todo um conjunto de crianças, sendo elas doentes ou não.
A escola é um espaço onde as crianças passam grande parte do dia,  uma criança com uma necessidade específica requer atenção redobrada e cuidados médicos, que só um profissional de saúde pode prestar.
Nos últimos anos o número de crianças com necessidades específicas, como os diabéticos, têm vindo a aumentar.
Estas crianças têm direito a poder usufruir do ensino, e a sua integração deve ser feita com consciência e conhecimento profundo das suas patologias.
Um profissional de saúde presente nas escolas é fundamental para que estas crianças possam fazer o seu percurso de forma natural sem que a sua saúde seja impedimento ou até mesmo seja comprometida, sem o pessoal docente e não docente seja sobrecarregado.
Os pais destas crianças vêm se obrigados a parar os seus trabalhos dependendo de subsídios, baixas médicas prolongadas, para poderem ter tempo para fazerem o acompanhamento, integração e até formação dos funcionários das escolas.
O nosso governo têm que fornecer condições a todos estes grupos de pessoas, pais, professores e auxiliares nestes casos.
Desta forma lançámos esta petição para a integração nas escolas públicas que tenham crianças com necessidades de cuidados de saúde específicas:
?1 enfermeiro permanente em cada escola pública que tenha crianças com necessidades de saúde específicas, que envolvam admistracao de medicamentos e monitorização constante.
?É urgente, é essencial para a escola que todos possam desempenhar as suas funções em pleno.
?É urgente que estas crianças possam desenvolver as suas capacidades, a sua educação, sempre com o acompanhamento médico que a sua doença necessita.
?Existem imensos e enfermeiros a espera de uma oportunidade de colocação
?Existem imensos crianças nas escolas a precisar de cuidados médicos



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.404 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.