PORTO DE ABRIGO – UMA CASA PARA OEUCUSSE
A razão desta petição prende-se com a visita que fiz a Timor-Leste em Maio passado, em particular ao enclave timorense de Oecusse. Aparentemente nada explica esta petição, nem sequer a ligação com o tema "Porto de abrigo" nem com o enclave de Oecusse. Mas pareceu-me que a cidade do Porto poderia ser um "porto de abrigo" para o projecto que eu gostaria de realizar naquele território timorense.
Sendo um péssimo "homem de negócios", eu dificilmente poria as minhas fotografias à venda, sob que pretexto fosse, para ganhar dinheiro com essa venda para proveito próprio. Mas, na minha opinião, por muito que custe dizê-lo, pedir para quem necessita é muitíssimo mais fácil. Conhecemos as causas, defendemo-las, e vamos em frente!
Eu gostaria de dedicar todas as fotografias da minha recente exposição "Porto de abrigo" (ver http://jsilvarodrigues.blogspot.be/2012/06/porto-de-abrigo-senhor-da-pedra-tres.html)ao esforço de construção de - pelo menos! - três casas para três famílias carenciadas, provavelmente afectadas pela lepra, infelizmente ainda muito activa naquele território timorense.
Com a venda destas fotografias proponho a recolha e o destino na totalidade dos fundos conseguidos para este projecto.
O objectivo é conseguir o mínimo de 10.000 euros.
Parece-me realizável!
O orçamento para uma casa anda à volta dos 3.200 US dólares, ou seja, cerca de 3.000 euros.
A base de licitação para as fotografias é a seguinte: 150 Euros para o formato 28cm-35cm e 200 Euros para o formato 50cm-75cm, sem moldura. Tal como num leilão clássico, cada foto será adjudicada (de acordo com o respectivo número) a quem oferecer o preço mais elevado.
Se conseguir vender todas estas fotografias poderemos atingir o valor necessário para a construção.
A ajuda dos fotógrafos tem sido muitas vezes fundamental para mudar a face do mundo. Com a venda destas fotografias poderemos ajudar a mudar, não o mundo inteiro, mas o mundo de algumas famílias pobres de Oecusse.
Vamos tentar porque vale a pena!
Conto com a ajuda de todos os que gostam do Porto, das fotografias da nossa cidade e dos que gostam de ver a arte ao serviço de causas muito nobres. Conto acima de tudo com a reacção positiva de todos os que têm vergonha de ver a pobreza aumentar no mundo.
No nosso mundo!
Joaquim Silva Rodrigues
[email protected]
http://jsilvarodrigues.blogspot.be/
Tel.: 00 32 476 91 76 42