Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Movimento Creche para todos!

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República e Ex.mo Senhor Primeiro-Ministro

Movimento Creche Para Todos: Sem creches, o país não cresce.

A inexistência de vagas nas creches está a obrigar pais e mães a abdicarem da sua carreira profissional, implicando desigualdade de oportunidade e de género, absentismo laboral e perda de produtividade do país.
Este movimento alerta para as consequências prejudiciais e limitações enfrentados pelos pais, mães, empresas e país que são obrigados ficar em casa para cuidar de seus bebés, devido à inexistência de vagas nas creches. Exige-se do Governo de Portugal o desenvolvimento de políticas e programas que garantam que todas as crianças tenham acesso a opções em número suficiente, seguras e de qualidade de cuidado infantil. Reconhece-se que a falta de opções de creche pode levar a desigualdades de género, desigualdades económicas e de oportunidade, causa ansiedade à família numa fase onde o foco deve estar na tranquilidade e alegria da parentalidade. Adicionalmente causa prejuízos na carreira das pessoas estão obrigadas a abdicar da sua carreira e desenvolvimento profissional para ficar em casa para cuidar dos seus filhos, com impacto significativo do absentismo e produtividade das empresas, que enfrentam custos financeiros e operacionais quando os funcionários faltam ao trabalho para cuidar dos seus filhos.
A atual escassez de vagas nas creches tem múltiplas causas e exige uma intervenção urgente ao nível do Governo de Portugal que responda as necessidades e apoie, com medidas concretas e eficazes, as famílias, trabalhadores e empresas.
Junte-se a nós, como pai, mãe, trabalhador, empresa ou organização, enquanto lutamos por um futuro mais justo e igualitário para as crianças na parentalidade e desenvolvimento social.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 17 Fevereiro 2023
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
853 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.