Estacionamento de Motocíclos no Átrio do Arts Business & Hotel Center

Para: EMEL, Polícia Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia do Parque das Nações, Câmara Municipal de Lisboa

O Arts Business & Hotel Center é um complexo empresarial situado na Avenida Dom João II, nº 47-51, Parque das Nações, que alberga diversos edifícios, dezenas de pisos de escritórios, reunindo largas centenas de trabalhadores de diferentes empresas.

À semelhança do Arts Business & Hotel Center, dezenas de outros edifícios e complexos empresariais reúnem-se na Junta de Freguesia do Parque das Nações. Por esse motivo, esta é uma zona de elevada pressão sobre os locais de estacionamento durante o período laboral. Na sequência deste desafio, muitos recorrem à utilização de motociclos pessoais como meio de deslocação diária para os seus postos de trabalho. Consequentemente, existe um elevado número de motociclos que requerem de estacionamento na via pública.

Para fazer frente a esta necessidade, a EMEL, entidade responsável pelas gestão e fiscalização do estacionamento da cidade de Lisboa, converteu dois lugares de estacionamento automóvel em estacionamento exclusivo para motociclos.

Uma medida claramente insuficiente para as necessidades locais. Adicionalmente, motociclos de dimensão mais elevada, arriscam-se a ficar expostos e a serem danificadas por veículos que circulam na faixa de rodagem, uma vez que o estacionamento não foi dimensionado para estacionamento perpendicular de motociclos, mas sim para o estacionamento paralelo de automóveis.

Ainda assim e apesar da falta de condições necessárias para albergar os motociclos diariamente, a partir de 8 de janeiro de 2024, foram avistados agentes da EMEL a multar todos os motociclos estacionados no átrio em causa, fazendo questionar a real motivação dos agentes e entidades envolvidas.

Tendo em conta os cerca de 500m2 de área disponíveis no átrio do Arts Business & Hotel Center, acreditamos que haverá espaço suficiente para criar um local regularizado e seguro para satisfazer as necessidades de estacionamento de motociclistas locais, sem comprometer a mobilidade e segurança dos peões que transitem na avenida.

Assinem esta petição e juntem-se a nós por melhores condições de estacionamento para os motociclos!

Esta petição foi criada em 09 janeiro 2024