Petição CONTRA AS MARCHAS POPULARES DE LISBOA

Para: Público

Qualquer cidadão tem o direito e o dever de se manifestar contra as injustiças, neste caso em particular contra o dinheiro dos contribuintes gasto nas Marchas Populares de Lisboa.
A Câmara Municipal de Lisboa uma vez mais este ano vai patrocinar as referidas marchas, mas será que a população tem conhecimento que para cada uma das Marchas participantes ela despende 30.000 euros? São ao todo 17 marchas a participar o que perfaz 510.000 euros. Alguém tem noção do que poderia ser realizado em Lisboa com este dinheiro? Fora este beneficio as Juntas de Freguesia participam com alguns euros, por exemplo a Junta do Beato participa com 3000 euros, isto fora os amáveis patrocínios de entidades que pretendem alguma publicidade e protagonismo. Um factor revoltante é que todas estas verbas são para apenas duas noites, uma na Avenida e outra no Pavilhão, após estas apresentações tudo o que compõe as Marchas vai directamente para as reservas de lixo Municipal. Sob outro ponto de vista na minha opinião mais grave, é que nenhuma das entidades que generosamente entregam o dinheiro dos contribuintes exige explicação sobre a forma como os mesmos são gastos, ou seja nenhuma das Marchas ou respectivas colectividades apresentam relatórios de contas. Mais um ponto que considero interessante é que existem Colectividades que só abrem as portas para receber estas verbas e depois fecham a porta.
Enfim, estes são apenas alguns dos pontos de reflexão que gostaria que cada cidadão reflectisse de forma em que em plena consciência votasse nesta petição.

Esta petição foi criada em 13 fevereiro 2010