NOVO AEROPORTO SUSTENTAVEL EM BEJA

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República,
Senhor Primeiro Ministro,
Senhores Deputados,

Os senhores escolheram a Política como carreira o que significa que, tal como um médico tem a vida de um doente nas suas mãos, através de uma boa assistência sempre atenta às necessidades e limitações dele, os senhores têm o desenvolvimento e defesa do País nas vossas atitudes, decisões e legislação.

Nós, a população, sabemos o que é melhor para nós, para o País, e para isso não é preciso sermos políticos, basta estarmos no terreno, como simples habitantes que cogitam e profissionais que dependem do bom equilíbrio do PIB, já que ele influencia absolutamente tudo, porque é influenciado por absolutamente tudo, porque tudo se interliga em qualquer estrutura sócio-económica.

A Indústria do Turismo levou muitas décadas até ter uma pasta definida e, ainda assim, teve de ser aglomerada por diversas vezes em distintas pastas conjuntas, estando actualmente absorvida/integrada pelo Ministério da Economia e do Mar. Pelo menos, foi consensual a sua estrita relação com o desenvolvimento da economia, exactamente porque representa um sector pivot que se conecta com todos os sectores de actividade que dele dependem, mais ou menos directamente.

Portugal poderia ser um EXCELENTE destino turístico em todos os sentidos, porque tem tido tudo para dar certo, menos as atitudes e decisões políticas. Temos perdido demasiado com a falta de visão, com uma medíocre gestão do erário público sem qualquer respeito pela fonte, e isso continua a acontecer e nós, a população, exigimos que isso mude já !

O AEROPORTO DE BEJA:
1. é o único no País capaz de receber AVIÕES DE GRANDE PORTE e isso significa perder uma significativa franja de mercado "PRIME", porque só estes turistas viajam em aviões de tal porte;
2. pode passar a receber outro tipo de aviões, por exemplo em voos low-cost, que estão condicionados às condições dos aeroportos de Lisboa, Faro ou Porto, para que NÃO PERCAMOS MAIS oportunidades como temos vindo lamentavelmente a perder, constantemente;
3. está a apenas cerca de 120 minutos de Lisboa, pela A2, mas em comboio rápido esse tempo seria bem encurtado, a paisagem é muito tranquilizante e à medida que o percurso se aproxima de Lisboa o elemento Rio e Serra enche a alma de qualquer humano consciente, trazendo uma maior vontade em descobrir ainda mais Portugal e é isso que interessa ao Turismo, à economia, ATRAIR e FIXAR; além disso o turista adapta-se ao programa e prefere ter a uma boa e preferida oportunidade do que ter de escolher forçosamente outro destino por falta de capacidade de resposta daquela;
4. precisa para tal e naturalmente de aumentar as suas infra-estruturas (parqueamento de aviões, check-in, receptivo, estacionamento, outras) mas o que é isso comparado com construir um aeroporto de raíz ? Quanto do erário público é necessário para tal obra, assim como quanto dele foi empregue em tantos estudos de impacto sem aplicação, congelados no passado, verbas tão necessárias afinal, vitais até, para a promoção dos Serviços de Saúde, gerais e específicos, das Pensões dos Idosos, dos Deficientes, dos Militares, do Ensino e da Cultura, estandartes vivos de uma economia sustentável ?
5. é a única viabilidade sustentável para o País, em termos de resposta praticamente imediata ao limite de tráfego já sufocado em Lisboa e quase assim em Faro; à medida que as infra-estruturas forem melhorando, várias divisas continuarão a entrar no país, maior interesse pela opção Portugal será criado, pela sua, então, capacidade de fluxo aéreo, logo de opção como destino capaz;
6. é a única opção sustentável em termos de Ambiente, já que, apesar da aviação ser uma actividade extremamente poluente, o seu impacto será incomparavelmente menor para a Região de Beja do que para a Região do Estuário do Tejo, seja ele Montijo ou Alcochete, ou outro que se venham a lembrar nesta constante derrapagem em decisão consensual;
7. teve um investimento de 33 milhões de Euros, agora parados sem retorno no investimento feito, o que significa um total desrespeito pelo esforço dos contribuintes, eleitores de uma Assembleia da República incapaz de honrar a sua missão de bem decidir, legislar e actuar para servir os reais interesses do País e seu desenvolvimento sustentável !

O Aeroporto de Beja é A OPÇÃO económico-financeira para Portugal, para transformar os milhares de Euros diários que há muito se tem vindo a perder, por falta de resposta para o fluxo aéreo que nos procura, em MUITOS MILHARES DE EUROS DIÁRIOS, a entrar no mesmo espaço de tempo, bem como, de forma crescente, ao atrair igualmente outro tipo de turista, de estratos sociais elevados, ao trazê-los no seu meio de transporte favorito, de porte compatível com este aeroporto comercial, e TEM DE SER VIABILIZADA pelo respeito pela Nação, sua Economia, seu maior contribuidor para o PIB nacional que é O TURISMO (do qual se interligam/dependem tantas e tantas outras actividades profissionais), pelos seus contribuintes !

Esta petição foi criada em 17 outubro 2022