Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Apelo aos Trabalhadores das empresas públicas de transporte

Para: Ex.mos Trabalhadores das empresas públicas de transportes

AMANHÃ SERÁ TARDE DEMAIS!

Está mais do que na hora de todos nós, trabalhadores das empresas públicas de transporte, nos unirmos a uma só voz em defesa do serviço público de transportes, dos nossos postos de trabalho e dos nossos direitos, no presente e no futuro.

Por esta razão sentimo-nos no direito de exigir que os sindicatos promovam as seguintes acções de luta que abranjam conjuntamente todas as empresas públicas de transporte :

- uma campanha de esclarecimento público sobre os objectivos da nossa luta e sobre as consequências para todos das privatizações e subconcessões, que mais não são que PPPs (parcerias públicas privadas), cujos resultados nefastos são sobejamente conhecidos;

- a realização de uma greve geral simultânea dos trabalhadores das empresas públicas de transporte, alvos de processos de privatização e subconcessão, durante a qual se deverá organizar um plenário aberto a todos os trabalhadores, para decidir o futuro da luta contra esses processos.

Se estás de acordo, assina e compromete-te:


--------------------------


AMANHÃ SERÁ TARDE DEMAIS

Apelo aos Trabalhadores das empresas públicas de transporte

Somos Trabalhadores das empresas públicas de transporte que estão sujeitas a processos de privatização e subconcessão. Neste momento, as empresas em que trabalhamos estão à beira do abismo e a nossa situação futura é de total incerteza. Chegámos ao fim da linha e por isso, agora, esta questão diz respeito a todos e a cada um de nós. Não desvalorizamos as lutas já travadas mas precisamos de fazer mais. Com mais gente, mais união e mais determinação.

EMPRESAS DESMANTELADAS! SALÁRIOS E DIREITOS CORTADOS! SERVIÇO PÚBLICO EM CAUSA! TUDO EM FAVOR DO NEGÓCIO PRIVADO E DAS PPPs

O destino das nossas empresas há muito que anda a ser escrito. O Estado deixou de as financiar, como deveria ser sua obrigação, obrigando-as a recorrer a empréstimos à banca, pondo em causa, com esta estratégia criminosa, o serviço público prestado por essas empresas que assim foram asfixiadas financeiramente. As melhorias nos resultados operacionais, conseguidas exclusivamente à custa dos cortes nos direitos e nos salários dos trabalhadores e da total degradação do serviço social prestado aos utentes, serviu essencialmente para encher os cofres da banca. Transferir recursos do público para o privado e baixar os custos do trabalho é o desígnio principal deste poder e deste governo.

O QUE NOS TRARIA A GESTÃO PRIVADA

Este quadro é uma pequena amostra do que será a gestão privada que, a acontecer, reservará, para nós, um futuro negro marcado pela certeza dos despedimentos e da redução de salários e direitos; e para a população um agravamento da degradação do serviço público. Tudo sempre em defesa da apropriação privada da riqueza e não do bem comum.

TEMOS A FORÇA PARA MUDAR

Somos nós trabalhadores destas empresas, nós que as construímos e lhes damos vida, que temos a força para dizer um NÃO a tudo isto. Por isso propomos:

1 - A realização de uma grande campanha de esclarecimento público não só sobre a justeza da luta que travamos em defesa dos nossos legítimos direitos, mas também sobre os prejuízos que
estas privatizações iriam acarretar para toda a população;
2 - A realização de uma acção de luta, conjunta e simultânea, de grande impacto que una os Trabalhadores das empresas de transporte público e que seja demonstrativa da nossa determinação em derrotar este processo criminoso.

Propomos, ainda, que as Organizações Representativas dos Trabalhadores convoquem uma concentração/plenário dos trabalhadores de todas as empresas públicas de transporte, para debater em conjunto o desenvolvimento deste processo de luta.

Queremos deixar bem claro que nada nos move contra as ORTs, bem pelo contrário, nem menosprezamos as acções que têm empreendido e nas quais temos participado activamente.
Julgamos, contudo, que a gravidade do momento exige que ultrapassemos as divisões existentes de modo a que todos possamos contribuir para fortalecer um movimento unido contra o nosso inimigo comum. Daí fazermos um apelo a todos para se juntarem a nós, ajudando a esclarecer, debatendo propostas e participando na luta. Se estás de acordo com as nossas razões, compromete-te nesta acção colectiva!

Está mais do que na hora!!!


Movimento de Trabalhadores dos Transportes Públicos



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 03 junho 2015
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
245 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.