ESTRELA: Da Amadora, ou não?

Para: Câmara Municipal da Amadora

O Estádio José Gomes é, indubitavelmente, a casa do Estrela (seja este o CFEA ou o CDE) e de todos os 'estrelistas'. Mas é muito mais do que isso.

É um símbolo da Cidade, um elemento da memória colectiva dos amadorenses e, não menos importante, uma instituição que defende e promove a prática de desporto. E que órfã está hoje a Amadora no que ao Desporto diz respeito...

Não é, agora, altura de olhar para o passado, apontar o dedo e atribuir responsabilidades. Mas é, inquestionavelmente, o momento não repetir os erros de outrora e fazer o que está certo, preservando aquela que é, não apenas uma infraestrutura, mas um centro de agregação desportiva, popular e cultural da nossa Cidade.

A JSD Amadora posiciona-se, como é seu apanágio, do lado do desporto.
Acreditamos convictamente que é fundamental, não somente para o Concelho no geral, como para todos os jovens residentes e que frequentam a Amadora. Acreditamos também que é através do desporto que, para além de toda a vertente física, emocional e psicológica, se verifica uma importante transmissão de princípios e valores morais e cívicos.
Investir nos jovens amadorenses é, em si, investir na própria Amadora, bem como no seu futuro.

Desde sempre que pugnamos por uma auscultação às instituições desportivas da cidade que seja verdadeiramente efectiva a fim de as podermos defender, tanto no passado como hoje.
Em 2014, defendemos a preservação do espólio da extinta Associação Académica da Amadora, um pedaço da história do desporto da cidade e do país que via ali a sua existência em risco. A Câmara Municipal da Amadora acedeu e, mesmo não existindo informação pública sobre onde visitar, tivemos o compromisso público da Dra. Carla Tavares em como não deixaria desaparecer a representação do esforço de atletas amadorenses e outros amigos da cidade.

Hoje, esperamos o mesmo compromisso.

Este não é um posicionamento de antagonização nem de confronto para com o Executivo Municipal, mas, antes e ao invés, de disponibilização e de proximidade para atingir consensos.
A JSD Amadora tem total consciência de que todas as decisões políticas têm subjacente um custo de oportunidade e de que os recursos financeiros são sempre limitados e devem ser parcimoniosamente afectados. Importa, por isso, analisar as potenciais soluções que se poderão adequar ao presente problema, e quais aquelas que realmente servirão os amadorenses.

Em virtude do exposto, solicita a JSD Amadora, por este meio, que a Câmara Municipal da Amadora assuma um posicionamento claro e inequívoco na abnegada defesa do Concelho, bem como dos seus símbolos, dos quais se destaca, neste caso específico, o Estádio José Gomes.

Recordemos as palavras de José Gomes que foi, durante 14 anos, Presidente do extinto Clube de Futebol Estrela da Amadora:
"Quando cheguei ao Estrela encontrei um corpo inerte, quase condenado à destruição. Quando vinha para o campo trazia galochas para vencer o lamaçal. O clube não era nada. Então, elaborei um plano de intenções e chamaram-me louco e megalómano só porque prometi que o campo haveria de ter relvado e iluminação eléctrica. E que haveria de chegar à primeira divisão no futebol."

Que nos identifiquemos nas suas palavras!
Honremos a memória de José Gomes, do Estrela e de todos os atletas, sócios e adeptos que, ao longo das décadas, viram e sentiram o Estrela como uma parte de si próprios.

A Amadora não é só o Estrela, nem é só desporto, mas é - acima de tudo - a história que dela quisermos fazer.

Conta connosco, contamos contigo!
JSD AMADORA

ESTRELA: Da Amadora, ou não?, para Câmara Municipal da Amadora foi criada por: Juventude Social Democrata - Amadora.
Esta petição foi criada em 09 agosto 2019