Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Restituição dos elementos tradicionais no Diploma de Licenciatura da Universidade de Coimbra

Para: Ex.ma Sra Doutora Madalena Alarcão, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra

Ex.ma Sra Doutora Madalena Alarcão, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra,

Como é do seu conhecimento, a postura apresentada pela Universidade de Coimbra face ao Diploma de Curso, suscitou por parte dos seus antigos estudantes uma forte contestação e consequente indignação, perante a falta de cumprimento de um contrato assumido entre a Universidade e os alunos.

Recordo-lhe que, no nosso tempo, para se solicitar o certificado de habilitações era obrigatório pagar o valor concernente também ao Diploma de curso, efectivamente, tratava-se de um procedimento conjunto obrigatório e ao qual não tínhamos qualquer outra opção, que a de pagar. Independentemente da conjuntura económica em que cada estudante (família) se encontrava.

O Diploma conforme nos foi “vendido” apresentava as características que a Universidade de Coimbra, pela sua vetustez, importância e tradição, naturalmente se impunha obter, reflectindo a sua História e bebendo a sua origem nas Bulas Medievais, em que o selo pendente tinha o valor probatório do documento em questão.

Se a modernidade, fez com que esses “elementos decorativos que eram habituais”, como refere na sua intervenção, deixassem de constituir o valor de prova, esses mesmos “elementos decorativos” fazem parte do contrato realizado entre a Universidade de Coimbra e o aluno. Por conseguinte, como deve entender, não abdicamos do que pagámos.

A Doutora saberá e bem melhor que nós, pois possuirá o seu Diploma de curso (agora numa versão tradicional), aquele que a Universidade de Coimbra (que nos formou, nos incutiu valores de excelência, nos preparou para o exercício de uma profissão com valores, dignidade, ética e moral) agora nos pretende retirar, o que é daqui a uns anos quando o contemplarmos e tocar a saudade, fazendo sentir uma lágrima nos olhos, recordar todo aquele esforço e memórias de uma época única! São coisas de veteranos, mas lá chegaremos…

Sentimo-nos ofendidos com a Universidade por quem tanto lutámos, defendemos e nos enche o peito de orgulho.

Poderá parecer um preciosismo, ou unicamente pensar que estamos a dar importância a um papel que faz prova de um curso superior obtido na Universidade de Coimbra, chancelado com prata pendente numa fita. Inclusivé ter a ideia de que estamos importados com algo sem sentido mas a verdade é que esse papel foi-nos "vendido" pela módica quantia exigida e que à época, correspondia a 30% do valor das propinas.

Por conseguinte, queremos o Diploma como sempre foi tradição nesta Universidade, queremos porque é um direito que nos assiste e sabemos que temos direito a ele e principalmente por já se encontrar pago há mais de 7 anos!

Reforço a ideia, informando que seremos intransigentes e não estamos dispostos a incorrer em qualquer tipo de onerosidade face ao que já foi despendido no ano da conclusão de curso. Dando cumprimento ao que referiu na sua intervenção, que passo a transcrever: “Se os antigos estudantes se sentirem manifestamente mal com esta situação e não tiverem a possibilidade de aceitar este pedido que lhe está a ser feito, será aposto à carta de curso que entretanto recebam ou já tenham recebido, os elementos decorativos que eram habituais", desejamos que, aos alunos a quem de forma errónea foi remetido o diploma na versão económica (dita base), seja informado quais os trâmites a seguir no sentido de lhes restituir a forma original (aposição do selo e respectiva fita de faculdade) e seja comunicado aos serviços competentes da Universidade para diligenciarem nesse sentido.

Termino, demonstrando que os antigos alunos sabem ser solidários e não se preocupam somente com os seus diplomas, mas também com os dos futuros licenciados e parafraseando a Doutora Madalena Alarcão que, solicitou aos antigos estudantes que compreendessem a situação e ajudassem a universidade, aceitando o diploma na sua versão base, nós vamos mais além, solicitamos à Universidade que compreenda a situação económica que os alunos estão a passar, nesta desagradável conjuntura económica, e tenha o bom senso de reduzir, aos futuros licenciados, o valor a pagar pelo Diploma na sua versão base, uma vez que o problema consiste na inflação da prata e não do papel.


Saudações académicas,

Os antigos alunos da Universidade de Coimbra



Qual a sua opinião?

Petição Restituição dos elementos tradicionais no Diploma de Licenciatura da Universidade de Coimbra, para Ex.ma Sra Doutora Madalena Alarcão, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra foi criada por: Antigos Alunos da Universidade de Coimbra.
Esta petição foi criada em 25 janeiro 2012
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
619 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.