Petição para greve de professores nos dias 2,3 e 4 de Março de 2011.

Para: Sindicatos de Professores

As medidas de contenção das despesas públicas não afectam apenas os salários dos professores e de toda a função pública. São mais graves do que isso!
As alterações à matriz curricular do ensino básico (2,3 ciclo), a redução do número de horas de crédito dos agrupamentos, a eliminação do par pedagógico à disciplina de EVT e a eliminação da disciplina de oferta de escola são apenas o inicio de um conjunto de medidas cegas que levarão ao desemprego de milhares de professores. Mas mais grave ainda será a perda da qualidade do ensino público com o fim de tantos projectos, que ao longo dos anos, a maioria das escolas implementou.
Antes que outras medidas governamentais sejam tomadas, porque ainda não se legislou sobre o plano de acção da matemática, o plano nacional de leitura, o desporto escolar, a disciplina de educação tecnológica, o desdobramento nas disciplinas de ciências e físico-química, os gabinetes de promoção da saúde e da sexualidade, a matriz curricular do ensino secundário, as assessorias, as tutorias, a educação especial, o apoio educativo no 1º ciclo, as bibliotecas escolares, os relatores, os cargos, entre muitos outros e agravadas as condições de ensino e aprendizagem, pedimos aos sindicatos dos professores o agendamento de uma greve nos dias 2, 3 e 4 de Março de 2011.
Aos professores que aceitem este desafio e adiram a esta greve caberá, nestes dias, tomar outras medidas de contestação para que o governo não pense que aceitaremos tudo sem uma luta firme e dura.

Esta petição foi criada em 08 fevereiro 2011