Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição PENAMACOR COM MAIS SAÚDE- QUEREMOS O CENTRO DE SAÚDE ABERTO 24 HORAS TODOS OS DIAS!

Para: HABITANTES RESIDENTES E NÃO RESIDENTES DO CONCELHO DE PENAMACOR

Na sequência da evolução das dívidas do Serviço Regional da Saúde, têm vindo a ser implementadas, algumas medidas de alegada poupança e rentabilização de recursos nas unidades de saúde, medidas que em meu parecer não revertem em resultados financeiros positivos, bem como não melhoram a qualidade dos serviços prestados aos utentes.

Com o encerramento dos serviços de urgência em Penamacor das 20 às 9 e aos fins-de-semana e feriados das 13:30 às 9 da manhã, não se garante uma cobertura assistencial adequada e suficiente à população do nosso concelho.

Como activista nesta sociedade, como deputada do Partido Socialista e porque não me identifico com estas políticas, convido todos os habitantes do nosso concelho que estão contra ao encerramento que assinem a petição que passo a apresentar:

A presente petição corresponde a um sentimento justo de repúdio pela decisão da ULS de Castelo Branco em encerrar o Serviço de Atendimento Permanente de Penamacor, remetendo os doentes urgentes para o Hospital de Castelo Branco ULS ou da Covilhã Centro Hospitalar da Cova da Beira.

Este sentimento foi acentuado pelo facto de, depois do encerramento ter havido um aumento bastante significativo de utentes às urgências do centro de saúde.

A população do nosso concelho necessita cada vez mais dos serviços prestados pelo centro de saúde, tendo como referências dados estatísticos fiáveis podemos concluir que ouve um aumento de utentes na ordem dos 60 % em relação ao ano de 2012,tendo sido na maioria deles efectuados depois do horário de encerramento.

Os subscritores desta Petição recorreram a este instrumento no sentido de procurarem junto da Assembleia da República uma intervenção no sentido de garantir o funcionamento do seu SAP durante as 24h.

A par desta iniciativa pedimos á Câmara Municipal de Penamacor diligências judiciais no sentido de ver reconhecido legalmente o direito à assistência em saúde da população do nosso concelho.

Face às características do território, da população e aos aspectos socioeconómicas do concelho, bem como à insuficiência de alternativas apresentadas, assume plena justificação a existência de um serviço de saúde em Penamacor que preste assistência aos doentes agudos e urgentes, com funcionamento permanente e necessariamente apetrechado com os recursos humanos e equipamento adequados para esta missão.


Recomenda-se assim á ULS que reabra o funcionamento dos serviços de urgência no Centro de Saúde de Penamacor, com um Serviço de Urgência Básica nas condições necessárias para uma prestação de cuidados de saúde de qualidade 24 horas todos os dias.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
358 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.