Fonte do Calhau

Para: Vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Presidente de Câmara da Calheta

Aquando da realização da obra de alargamento da marginal da Vila da Calheta, nos anos 90, foi redirecionada uma saída de água de nascente, que constituía a popularmente denominada “fonte do calhau” ou "Bica", e retiradas as pedras de cantaria que davam o enquadramento à fonte.
A nascente desta fonte chegou a alimentar uma fábrica de refrigerantes existente naquela localização. Os barcos de pesca locais e os vindos de Câmara de Lobos abasteciam-se todos os dias daquela água. A água canalizada nas casas de cada um dos habitantes da Vila e zona baixa do Lombo do Doutor praticamente não existia e era ali que se abasteciam usando púcaras em barro. A fonte representa um pouco da história das gentes da Calheta e deve ser respeitada.
A população estava à espera que a fonte fosse reposta depois das obras, assim como fossem colocadas as pedras de cantaria que lhe faziam a moldura. Isso não veio a acontecer, para desagrado das pessoas da Calheta. Consta que alguém se apropriou desse bem público e, se o fez sem consentimento, devem ser retiradas responsabilidades.
Assim, os peticionários exigem que seja reconstruída a fonte ou bica do calhau, numa localização o mais aproximada possível do local de origem e sejam repostas as pedras de cantaria originais.

Esta petição foi criada em 02 abril 2021