Petição Revisão da proibição da venda da Fava Rica no Quiosque Fava Rica no Largo do Martim Moniz
Para: Portugueses em geral e Lisboetas em particular
Aqui há coisa de una dez uns anos, um galego de nome Manolo Carrera teve a brilhante ideia de recuperar uma receita tradicional de Lisboa caída no esquecimento e passou a servi-la num quiosque no Martim Moniz ao qual chamou Quiosque Fava Rica e foi assim que tive a oportunidade de finalmente provar a famosa Fava Rica sobre a qual tinha ouvido a minha mãe falar.
A Fava Rica é uma sopa feita com favas secas demolhadas. Depois de feita, tempera-se no prato com alho picado e um fio de azeite. É boa, é barata e aconchega o estômago.
Esta sopa era originalmente mais do que um prato típico, um prato de gente pobre, vendido na rua logo pela manhã, pelas vendedoras que traziam o tacho de sopa quente à cabeça, em cima de uma trouxa de pano e apregoavam: "Fava Riiica!".
Uma ideia como esta, de voltar a vender a sopa da Fava Rica, por tudo o que representa da nossa História e pela delícia que é a própria sopa, devia ser acarinhada.
No entanto, para meu espanto e desagrado, descobri hoje que o Quiosque Fava Rica está neste momento proibido de vender a Fava Rica.
Segundo consegui apurar, a CML (ou a ASAE) proibiu a venda da sopa no quiosque.
Pretendemos, ao assinar esta petição, solicitar que esta decisão seja revista.