Basta! As Associações de Pais exigem Qualidade do Ensino em Portugal!

Para: Encarregados de Educação, Alunos, Professores e Governo

FRAPAL - COMUNICADO DE IMPRENSA – BASTA! AS ASSOCIAÇÕES DE PAIS EXIGEM QUALIDADE DO ENSINO EM PORTUGAL!

11 de janeiro 2023

Exmos. Senhores,

Quando vamos voltar ao normal? Quando vamos ter os professores de volta às escolas? Quando os
professores vão ter aquilo que reivindicam?

A FRAPAL, necessita que seja colocado um ponto final a este momento de greve, e, que a escola volte a operar normalmente e a Qualidade do Ensino em Portugal seja reposta!

A escola tem de voltar ao normal, os nossos alunos têm que voltar a entrar nas rotinas, não só porque
encontram-se em constante ansiedade - Hoje é dia de aulas ou greve? a maior parte dos alunos não
compreendem a revindicação dos professores, mas encontram-se ansiosos se vão perder matéria e como esta vai ser reposta. Qual o impacto que esta greve terá na avaliação e nos exames no final do ano letivo.

Temos alunos que usam a escola não só como lugar de aprendizagem, mas um local seguro, longe dos
problemas do dia-a-dia, e uma refeição quente.

Quando o ME vai tomar medidas para garantir que a escola manterá os serviços mínimos para minorar o impacto na vida dos alunos, bem como dos demais Encarregados de Educação.

Queremos iniciativa do ME, queremos uma escola melhor e de qualidade, queremos professores melhores, mais motivados e melhor educação! É totalmente inaceitável que continuemos todos os anos com escolas com falta de professores períodos ou semestres inteiros!

Na impossibilidade de um acordo de imediato entre ME e sindicato de professores, pedimos que seja garantido um calendário da greve com data e hora marcada, para que os pais e alunos se possam organizar para que o impacto nas suas vidas seja mais controlado.

As greves consecutivas estão a colocar em causa os postos de trabalho do Encarregados de Educação, obrigado os Encarregados a serem muito criativos para arranjar soluções para não faltar ao trabalho e garantir que os seus educandos ficam em segurança durante o dia.

Os Pais e EE entendem e apoiam a luta dos professores, mas não podem aceitar indefinidamente ser as vítimas colaterais desta luta.

Equipa da FRAPAL
O presidente
Nuno Sousa

Para qualquer esclarecimento, por favor contactar [email protected]

FRAPAL - Federação Regional das Associações de Pais do Algarve
Página institucional: https://frapalpt.wordpress.com/
Facebook: fb.pt/frapalpt

Basta! As Associações de Pais exigem Qualidade do Ensino em Portugal!, para Encarregados de Educação, Alunos, Professores e Governo foi criada por: Comunidade Escolar.
Esta petição foi criada em 11 janeiro 2023