Petição A Revolta dos Enfermeiros pelo Direito da Resposta

Para: Direcção da Revista Sábado

No seguimento do artigo publicado, na edição n.º 290 da Revista ‘Sábado’, intitulado “Os melhores hospitais de 2009”, serve a presente petição para reafirmarmos a nossa indignação para com alguns conteúdos do mesmo.

Num primeiro contacto justificámos o sentido de não nos conformarmos com a imagem que é transparecida no artigo; da nossa argumentação destacamos o facto de sermos detentores de um curso superior – Licenciatura – formados por Escolas Superiores, a quem foram reconhecidas competências na prestação de cuidados.

A nossa profissão faz uso de metodologia científica e distingue-se, por ser transversal a outras disciplinas, por conseguirmos dar resposta ao holismo do doente, e não apenas à sua componente biológica; somos um elo fundamental na cadeia do sistema de saúde.

O artigo caracteriza os cuidados de saúde como domínio da Medicina, e os Enfermeiros como submissos desta; face a isto, da nossa argumentação destacamos que o corpo médico não tem autoridade sobre o nosso conteúdo funcional.

A Direcção contra-argumentou a não existência de relação entre os factos, negando o Direito de Resposta.

Os Enfermeiros contra-argumentam; pretendem dar visibilidade à sua profissão, não aceitando os factos presentes na edição publicada.

Os signatários

Esta petição foi criada em 26 Novembro 2009