Petição Revisão do Painel de Comentadores de Natação da Eurosport Portugal
Para: Eurosport TV Portugal
A Natação Pura é uma modalidade fascinante, que proporciona momentos fantásticos de emoção, suspense, levando mesmo por vezes ao delírio. Trata-se de uma modalidade em claro crescendo, e que, sobretudo durante a altura dos Campeonatos do Mundo, Campeonatos Europeus e, principalmente, Jogos Olímpicos chama a si muita atenção e mediatismo, não só dentro da comunidade da natação, mas também junto de pessoas que não estão ligadas à Natação, mas que se deixam fascinar por esta. A Natação Pura é a modalidade com 2ª maior audiência, quer ao vivo quer pela televisão, nos Jogos Olímpicos. Este facto é de tal maneira notório, que pode ser constatado pela aposta, cada vez mais, nas transmissões destes campeonatos que são de altíssimo nível, não perdendo em nada para transmissões de Mundiais de Futebol, Super Bowl, Finais da NBA, etc. Trata-se, portanto, do momento ideal para o crescimento da modalidade, mediatização da mesma e para trazer novos adeptos e apaixonados para a modalidade, nomeadamente em Portugal, onde a Natação Pura ainda tem muito para crescer.
Por todos estes motivos e mais alguns, é com enorme desagrado que noto a falta de qualidade dos comentários de natação no canal Eurosport, principal transmissor de provas de Natação Pura, não estando estes, minimamente, à altura da ocasião. Estes comentários não dignificam em nada a Natação Pura e são pautados por uma falta de conhecimento e de acompanhamento do panorama da Natação Pura a nível Mundial, sendo vários os erros cometidos em cada sessão de provas. O contraste é grande demais quando comparados com os comentários da altura da Eurosport Internacional. Basta ir ao Youtube e ver provas como a dos 100M masculinos nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, ou a estafeta de 4x100L masculinos. É algo de surreal e uma diferença do dia para a noite quando comparado com a transmissão portuguesa. Com todo o respeito para com o Sr. Tiago Girão e para com o Sr. Paulo Cunha, que como ex-Director Técnico Nacional tem o seu trabalho dentro da natação mais do que reconhecido, e acredito que saiba muito de natação, quer a níveis técnicos, de treino e preparação, no que toca ao relato e comentário destas competições erram vezes demais para se tratar de um simples engano furtuito. E tratam-se de coisas simples. Falo dos erros, inúmeros, que são cometidos a dizer os nomes dos nadadores (Ex: Danila Izitov em vez de Danila Izotov, Inge de Brown em vez de Inge de Bruijn, de Leonardo de Jesus em vez de Leonardo de Deus!). Falo de falhas ao nível da percepção das provas em si (Ex: uma atleta sai da água, aquando do salto, em último lugar e os comentadores dizem que realizou uma excelente saída; as trocas na leituras de pista são algo constante). Falo de erros ao nível da compreensão de resultados (Ex: na prova dos 100M femininos a atleta Alicia Coutts da Austrália ganhou a série 4 das eliminatórias com o tempo de 57.49s. A reacção dos comentadores foi a seguinte: “ Este tempo de 57s e 49 centésimos é um tempo superior ao tempo de inscrição da Sara Oliveira, que é de 58s e 76 centésimos e, por isso, estamos em crer que a Sara terá óptimas hipóteses de passar às meias-finais”.!!). E como todos estes erros existem muitos mais, dos quais já se perderam a conta. Tem também acontecido com alguma frequência a tomada de partidos por parte dos comentadores de nadador X ou Y, sendo um dos casos mais gritantes o de César Cielo com relação ao seu caso de doping,sem que seja conhecida ou explicada a totalidade dos factos, sendo este atleta constantemente julgado negativamente pelos comentadores. Apenas no dia 29 de Julho de 2011, 6ºdia de competição, saiu em comunicado do TAS as razões pelas quais o César Cielo não foi castigado, tendo sido provado que o erro foi do laboratório que fabricava os suplementos. Não é de bom-tom um comentador tomar partido de determinado atleta. Basta pensar num jogo de futebol entre duas equipas rivais em que o comentador toma parte de uma delas descaradamente, algo impensável e altamente criticável pela sociedade.
É por este motivo, que esta petição defende que deveria ser feita uma revisão ao painel de comentadores de Natação Pura da Eurosport. Isto não quer dizer que deve ser feita a total ablação do painel de comentadores actuais, mas sim juntar alguém, quer seja como convidado quer seja permanentemente, aos comentários das transmissões que esteja mais por dentro do panorama da natação, nacional e internacional, ao nível da actualidade da mesma, um pouco à imagem do que sucede nas transmissões do Tour de France. Poderiam, por exemplo, convidar atletas ainda no activo, com grande interesse pela modalidade e que acompanham constantemente a Natação Mundial, estando sempre a par e passo em relação ao que se passa por todo o mundo, desde as últimas notícias aos mais recentes resultados. Esta petição defende que tal medida ia dar um grande contributo às transmissões televisivas das competições de Natação Pura, bem como daria uma melhor imagem, e mais correcta, do que se passa na modalidade, o que poder-se-ia traduzir num aumento de adeptos da modalidade e maior mediatização da mesma. Pretende-se tentar melhorar a qualidade dos comentários de natação na Eurosport chegando ao nivel de outras estações da concorrência e de outros países que comentam para a Eurosport.