Petição PELA MANUTENÇÃO DO PROFESSOR DO 1º AO 4º ANO NO ENSINO BÁSICO
Para: Exmo. Sr.º Diretor do Agrupamento de Escolas de Oeiras e São Julião da Barra
Na qualidade de pais e encarregados de educação dos alunos da ESCOLA EB1/JI MANUEL BEÇA MÚRIAS vimos por este meio expor, ao Exmo. Sr.º Diretor do Agrupamento de Escolas de Oeiras e São Julião da Barra, o nosso desacordo relativamente às alterações previstas para o funcionamento do Ensino Básico, já a implementar no próximo ano letivo de 2013/2014, mais concretamente no que diz respeito ao recurso a professores especializados no 1º e 2º ano e 3º e 4º ano respetivamente, deixando de existir o regime de monodocência no Ensino Básico que tem funcionado até ao corrente ano letivo.
Sendo que no 1.º Ciclo se desenvolvem e se sistematizam aprendizagens que constituem a base estruturante para todas as aquisições futuras, parece-nos, de facto, que a mudança de professor prevista do 2º para o 3º ano do Ensino Básico não será de todo benéfica para os alunos.
O acompanhamento destes por um só professor não só se tem mostrado eficaz, como também, ao nível da estabilidade emocional da criança, se tem mostrado adequado para o acompanhamento necessário a um aluno cuja faixa etária varia entre os 6 e os 10 anos. A monodocência faz com que exista um conhecimento mais aprofundado sobre as capacidades, potencialidades, bem como, dificuldades de cada aluno, conhecendo o seu ritmo de aprendizagem e criando, desta forma, uma relação estável entre a criança e um adulto de referência.
O 1º ciclo apresenta ao aluno as regras básicas para que, no 2º ciclo, possa aprender mais aprofundadamente, e de forma mais específica, as outras áreas curriculares, pelo que, uma alteração de método de ensino a meio do 1º ciclo não parece de todo coerente com uma aprendizagem sólida e estruturada necessária para o sucesso escolar das crianças, colocando deste modo em causa a especificidade e a identidade deste nível de ensino.
Solicitamos, desta forma, que seja mantido o formato de ensino existente, com a continuação da monodocência do 1º ao 4º ano do Ensino Básico, de forma a existir um melhor acompanhamento dos nossos filhos, atuais frequentadores do Ensino Básico.