Tornar a Mata ardida das Dunas de Quiaios uma área protegida

Para: Partidos Políticos com assento na Assembleia da República, Governo de Portugal, Presidente da Assembleia da República

Após os incêndios do dia 15 de Outubro de 2017, que destruíram 3.130 hectares da Mata das Dunas de Quiaios, rede Natura 2000 (ver 1 e 2), afectando a envolvente das lagoas da Vela e Braças (ver 3 e 4) e a biodiversidade, solicita-se que toda a área desta mata nacional pública seja transformada numa área protegida pública com um estatuto similar aos definidos pelo ICNF (http://www.icnf.pt/portal/ap/areas-protegidas). Esta Mata protegia a zona costeira das Dunas de Quiaios e as localidades envolventes, como a Tocha e os Concelhos de Mira e de Cantanhede. Pretende-se que seja reabilitada como mata florestal, para evitar que esta mata do litoral Atlântico seja, agora que foi destruída, alvo de projetos imobiliários turísticos, campos de golfe, hotéis, condomínios de luxo, etc.

( Lembro a todos os assinantes que para que esta petição seja aceite na Assembleia da República, têm de preencher o nome completo e o número do BI ou do C. Cidadão )

1) http://www.ccdrc.pt/index.php?option=com_docman&view=download&id=641&Itemid=739
2) http://www.terranova.pt/noticia/politica/dunas-de-vagos-na-lista-do-relatorio-exigido-pelo-governo-ao-icnf-sobre-incendios
3) http://www.fozaominuto.com/2017/10/incendios-camara-da-figueira-da-foz_16.html