Petição pelo Hospital Central do Algarve

Para: Assembleia da República

Estão previstos mais de 100 milhões de euros para o avanço de seis novos hospitais, projectados para um investimento global de 950 milhões até 2023. Apesar do aumento previsto para a área da Saúde nos próximos quatro anos, o Hospital Central do Algarve, um projecto prometido há duas décadas e colocado na gaveta, foi excluído do OE2020 mais uma vez apesar da urgência e dos alertas feitos nos últimos anos. Mais uma prova cabal do esquecimento a que é votado o sul do país há décadas.

O Algarve é a região de Portugal com menor número de camas por habitante do país. Partindo de uma população de 442 mil habitantes, que no Verão aumenta para 1,5 milhões devido ao turismo, e um número médio de camas hospitalares de 330/100 mil habitantes, o Algarve deveria ter, no mínimo, 1.350 camas hospitalares. Actualmente, o CHUA, única estrutura hospitalar pública da região que inclui o Centro de Reabilitação do Sul, dispõe de 950 camas, aproximadamente.

A região necessita da urgente construção do novo Hospital Central do Algarve – a dignidade não pode ser mais adiada.

Petição pelo Hospital Central do Algarve, para Assembleia da República foi criada por: Democracia21 - Algarve.
Esta petição foi criada em 27 janeiro 2020