Petição Em defesa de um Centro de Saúde da Ajuda que corresponda às necessidades das populações das Freguesias da Ajuda e de São Francisco Xavier

Para: Assembleia da República

Exmo. Senhor Presidente
da Assembleia da República

Os peticionários, abaixo assinados, vêm manifestar as suas preocupações quanto à desastrosa política de saúde que se tem traduzido no esvaziamento, e consequente deterioração dos serviços prestados, com o objectivo de desactivar o Centro de Saúde da Ajuda e solicitar que a Assembleia da República tome as medidas necessárias que venham ao encontro das justas aspirações das populações e, entre elas, exigir:
• a manutenção das especialidades existentes;
• a reposição das já extintas especialidades que funcionavam nesta unidade de saúde pública e cuja extinção não visa mais que superlotar os, já de si congestionadíssimos, hospitais públicos, ou o recurso à clínica privada, para a qual a esmagadora maioria das pessoas não tem recursos financeiros, ficando por isso desprovida do acesso aos cuidados de saúde constitucionalmente garantidos;
• a recolocação dos médicos, enfermeiros e demais pessoal entretanto deslocado para outros locais, e a colocação de profissionais (médicos e enfermeiros), de forma a alcançar-se o rácio de 1 médico e 1 enfermeiro para cada 1500 utentes inscritos;
• que se ponha fim à sangria de utentes que têm sido “convidados” a acompanhar os respectivos médicos de família deslocados para outra unidade de saúde, sob pena de ficarem sem médico de família;
• a melhoria das condições de meios de diagnóstico, acessibilidade e atendimento aos utentes, através da construção de novas instalações na freguesia da Ajuda, ou da mudança sem maiores custos, para o Hospital Militar de Belém, situado no quarteirão limítrofe daquele onde se encontra, actualmente, o Centro de Saúde da Ajuda;
• completá-lo com os meios complementares de diagnóstico essenciais e necessários para a prática da medicina que se deseja preventiva, rápida e eficaz.

Esta petição foi criada em 28 abril 2010