Petição Legalização de praia naturista

Para: Junta de freguesia da Raposeira - Vila do Bispo

Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Raposeira

O Clube Naturista do Algarve, consciente da actividade naturista no Algarve e da necessidade de dignificar uma prática saudável familiar, com uma longa história na Europa e com milhares de aderentes em Portugal, de acordo com a Lei nº. 53/10 e interpretando a vontade dos amantes da nudez integral, em geral e dos utilizadores regulares na Praia do Barranco, sita na Freguesia de Raposeira, Concelho de Vila do Bispo, vem por este meio indagar V. Exª. quanto à possibilidade de oficialização da referida praia.

Consideramos ser da maior importância para o Município de Vila do Bispo a legalização de uma praia naturista, como suporte de uma realidade que já leva anos. Uma das principais razões, é o facto da região algarvia oferecer condições climatéricas e naturais ímpares na Europa, para além de criar condições de segurança aos naturistas praticantes da modalidade e que procuram, no clima do sul da Europa, um espaço adequado ao seu estilo de vida.

O movimento tem potencialidades como Turismo Naturista para a economia nacional e, em particular, para a economia da região algarvia que, com o seu clima, tem todas as condições naturais para se tornar uma referência a nível mundial, podendo absorver uma larga fatia dos 60 milhões de turistas naturistas existentes na Europa e nos Estados Unidos.

Nesse sentido, o Clube Naturista do Algarve, ciente da “necessidade” de contribuir para o desenvolvimento do turismo numa base sustentada e com preocupações ambientais, promovendo a segurança e dignidade dos naturistas e cuja génese de raíz familiar pretendemos preservar, pensamos que seria da maior importância a criação de uma praia naturista na freguesia a que V. Exª. preside, pelo que se sugere a Praia do Barranco para o efeito.O Clube Naturista do Algarve relembra que a prática naturista se encontra consignada na Lei portuguesa atrás referida e que o Naturismo destina-se a proporcionar ao Homem um ambiente de bem estar físico e de saúde mental, onde a nudez social se enquadra no respeito por si próprio, pelos outros e pela natureza.

Pelo exposto, o Clube Naturista do Algarve vem requerer a prática naturista na Praia do Barranco, necessitando para isso, que a Junta de Freguesia da Raposeira a submeta ao executivo da Câmara Municipal de Vila do Bispo

Esta petição foi criada em 14 junho 2011