Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CARREIRA DE INFORMÁTICA UMA CARREIRA DE DESGASTE RÁPIDO

Para: ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

Exmo Senhores Deputados

Com a evolução e crescimento da sociedade cada vez mais tecnológica, a necessidade de recursos humanos com conhecimentos especializados nestas áreas é cada vez mais óbvia. Assumem particular importância neste campo as profissões da área da informática e todas as profissões que necessitem deste tipo de conhecimentos e de recursos.

A constante evolução das necessidades e exigências no domínio da informática faz com que a aprendizagem e formação dos trabalhadores desta área seja contínua para poder fazer face aos requisitos que se alteram constantemente a par com as evoluções técnicas. Por isso, a evolução das exigências e dos conhecimentos técnicos acontece quase numa base diária, exigindo dos profissionais que trabalham nesta área também uma atualização e estudos diários para que possam fazer face às necessidades com a qualidade que lhes é exigida.

Além disso, o nível de stress no decorrer da função é extremamente elevado. Um trabalhador da carreira de informática tem como particularidade ser submetido a constantes solicitações, estar perante contextos e ambientes tecnológicos heterogéneos que se tornam catalisadores do stress. Essas solicitações chegam-nos de forma constante, a qualquer hora do dia (e da noite), fazendo com que o trabalhador, de facto, não tenha uma separação clara entre aquele que é o seu horário de trabalho e de descanso como acontece noutras profissões.
De facto, são comuns os estudos sobre o impacto do trabalho na área da informática na saúde dos trabalhadores, e os resultados apontam para uma maior probabilidade de esses trabalhadores contraírem doenças do foro psicológico devido ao elevado esforço mental que a profissão acarreta.
Alguns exemplos do referido

https://pt.slideshare.net/sandroservino/estresse-em-profissionais-de-ti
https://www.semanticscholar.org/paper/Effects-of-Work-Stress-and-Social-Support-on-Weiss/eb4e6cbb2814ed51bd79cc3bfded9ae3cb3c9dfd
http://www.fumec.br/anexos/cursos/mestrado/dissertacoes/completa/sheila_mara.pdf
https://osha.europa.eu/en/publications/osh-figures-stress-work-facts-and-figures
http://www.cej.mj.pt/cej/recursos/ebooks/trabalho/Caderno_Acidentes_trabalho.pdf

Como tal, pedimos que as profissões associadas à informática, enquadradas na carreira de especialista de informática ou técnico de informática sejam consideradas como profissões de desgaste rápido.

Neste âmbito, pede-se o seguinte:
1-Redução da idade de reforma para os 60 anos.
2-Reforma imediata para quem possuir 40 anos de serviço a trabalhar nesta carreira.
3-Fim das penalizações do regime geral da segurança social para quem esteja abrangido por um dos itens supracitados.
4 -Atualização anual do indexante salarial.

Estas condições permitir-nos-iam alcançar o que no fundo pretendemos, que é mais qualidade de vida na idade da reforma.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
2.100 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.