Inclusão de símbolo «nocivo para crianças » antes de imagens violentas na TV
Para: Ex.mo Bastonário da Ordem dos Médicos, Ex.mo Ministro da Saúde Dr. Paulo Macedo; Ex.mo Ministro da Educação Dr. Nuno Crato, RTP, SIC, TVI, Ordem dos Professores, Ordem dos Psicólogos
Impedir a exposição abusiva de imagens televisivas chocantes a crianças e menores, que é minimizada se no ecrã, antes e durante a sua exibição surgir um símbolo, onde explicitamente esteja a indicação de perigoso para esta faixa etária ( exemplo: um menino e uma menina de mãos dadas e o sinal de trânsito de proibido). Assim, os cuidadores das crianças poderão distraí-las ou afastá-las nesses momentos das imagens transmitidas.
As imagens de cadáveres mutilados, tiroteios, cenários de guerra e catástrofes naturais ( mostrando a devastação de cidades, acidentes com mortos expostos cruamente, pessoas que sangram, hospitais com doentes em sofrimento explícito), exibidas em horários em que as crianças podem ser eventuais espectadoras, sentadas no chão a brincar perto dos pais, ou ao lado deles no sofá a informarem-se pertinentemente sobre as notícias da atualidade ( o que é educativo, pois os pais podem ensinar muito nesses momentos, contribuindo para a formação de futuros cidadãos responsáveis),podem levar a traumas psicológicos apenas pela visualização fugaz das imagens, as quais não têm qualquer papel pedagógico no desenvolvimento infantil, a meu ver como Pediatra, e com a concordância de todos os que têm responsabilidades sociais ou profissionais na formação de crianças e jovens saudáveis sem problemas futuros comportamentais.
A simples colocação desse sinal de pré - aviso num canto visível do ecrã, à semelhança do que se faz quando o conteúdo é pornográfico, alertaria o cuidador das crianças e adolescentes, podendo retirá-los nesse período da frente do televisor, ou mudar de canal durante esses curtos segundos.
Todos sabemos que podem ver essas imagens violentas nas redes sociais, filmes e jogos de consola.
Mas este pequeno passo pode fazer a diferença nesta área específica, impedindo a avalanche de insónias e patologia psicossomática ( dor de barriga, de cabeça, alteração súbita do comportamento), que se traduzem por problemas na aprendizagem e distorção de uma personalidade em formação.
|
Assinaram a petição
189
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|