Petição Agora em pleno ano letivo querem trocar 38 professores

Para: Todos encarregados de educação, educandos, professores e cidadãos

Enquanto encarregados de educação tomámos conhecimento que no Agrupamento de Escolas de Vialonga vários professores e educadores de infância viram os seus concursos anulados para o presente ano letivo.

Os abaixo-assinados tendo conhecimento desta realidade protestam contra essa medida, que considera injustificada e infundamentada e exigem que os professores do Agrupamento de Vialonga que se viram nessa situação se mantenha em funções nesta escola, pelas seguintes razões:

a) Os professores que estão a fazer a continuidade dos anos letivos, dos quais são titulares desde o 1º ano de escolaridade dos nossos educandos tem feito um excelente trabalho de acompanhamento às turmas, o que tem sido possível pelo conhecimento que já tem dos seus alunos e da forma como sabem que podem e conseguem interagir com eles.

b) A continuidade pedagógica permite ao professores acompanhar o processo educativo dos alunos com maior facilidade e desenvolver projetos com sucesso a longo prazo.

c) A relação com os alunos numa turma que tenha um professor de continuidade entre o 1º e o 4ºano ultrapassa o aspeto pedagógico de ensino e torna-se igualmente uma relação humana, que permite a intervenção do professor atempadamente, quer a nível pessoal, como também a nível familiar e social dos alunos.

d) As medidas legislativas que o Governo tomou recentemente colocam em risco a continuidade de um sistema de ensino em que a prioridade número um deveria ser os alunos e o seu aproveitamento escolar em vez da despesa pública.

Por todas estas razões, os abaixo-assinados protestam contra a iniciativa legislativa já anunciada pelo Governo, reclamando e exigindo que não seja decretada a cessação da continuidade dos professores contratados nas escolas de ensino básico.

Petição Agora em pleno ano letivo querem trocar 38 professores, para Todos encarregados de educação, educandos, professores e cidadãos foi criada por: Agora em pleno ano letivo querem trocar 38 professores.
Esta petição foi criada em 14 novembro 2012