Petição Contra o Encerramento do Aeródromo Municipal da Covilhã

Para: Exmo. Sr. Presidente da República ; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República ; Exmo. Sr. Primeiro-ministro ; Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Covilhã.

Assunto: Encerramento do Aeródromo Municipal da Covilhã

Exmo. Sr. Presidente da República
Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República
Exmo. Sr. Primeiro-ministro
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Covilhã

Os cidadãos abaixo assinados e identificados vêm por este meio requerer a Vossas Excelências o não encerramento do mais antigo Aeródromo de Portugal, o Aeródromo Municipal da Covilhã. Deste modo, solicitamos a Vossas Excelências que tenham em conta os seguintes factos:
a) O Aeródromo Municipal da Covilhã é o mais antigo do País, existindo desde 1946, à data foi inaugurado por Gago Coutinho. Actualmente é designado pelos códigos IATA: COV e ICAO: LPCV;
b) O Aeródromo Municipal da Covilhã é o principal aeródromo da região da Cova da Beira, localizando-se a escassos quilómetros da cidade da Covilhã;
c) O Aeródromo Municipal da Covilhã tem actualmente 2 pistas, uma com dimensões 960 m x 23 m, com piso de betão, e uma outra com 650 m x 40 m, com piso de saibro. Ambas as pistas estão em boas condições de utilização;
d) O Aeródromo Municipal da Covilhã dispõe actualmente de serviços de apoio básicos, tais como: Bar, Restaurante, Depósitos de combustível e Hangar;
e) O Aeródromo Municipal da Covilhã é actualmente sede do Aero Club da Covilhã;
f) Estão actualmente sediadas no Aeródromo Municipal da Covilhã instalações que permitem que todos os verões sejam combatidos, por via aérea, os fogos que assolam toda uma região;
g) O Aeródromo Municipal da Covilhã dispõe actualmente de infra-estruturas que permitem a existência de uma sala de Briefings, uma sala da Direcção, uma sala de instrução, uma sala de Manutenção e uma camarata;
h) O Aeródromo Municipal da Covilhã é anualmente utilizado pela Força Aérea Portuguesa, para a realização de exercícios tácticos;
i) O Aeródromo Municipal da Covilhã serve de base aos muitos pilotos existentes em toda a região do interior de Portugal;
j) O Aeródromo Municipal da Covilhã é um local de voo certificado pela Federação Portuguesa de Aeromodelismo, para a prática de aeromodelismo;
k) A Cova da Beira reúne condições excepcionais para a prática de voo à vela, servindo o Aeródromo Municipal da Covilhã como centro de operações dos planadores;
l) O Aeródromo Municipal da Covilhã tem grande potencial para o desenvolvimento do voo em geral: aviação ligeira, ultra-ligeira e de voo à vela;
m) O Aeródromo Municipal da Covilhã é utilizado regularmente pelo Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior, sendo fulcral para o desenvolvimento e posterior teste das muitas aeronaves não tripuladas (UAV’s) que nesta se desenvolvem, nas suas actividades de ensino e investigação;
n) Os alunos do curso de Engenharia Aeronáutica (um dos únicos existentes em Portugal), da Universidade da Beira Interior, utilizam regularmente o Aeródromo Municipal da Covilhã, para pilotar e testar projectos de autor, na área das aeronaves não tripuladas (UAV’s);
o) O Aeródromo Municipal da Covilhã acolhe anualmente, desde há 15 anos, o único Festival Aéreo organizado exclusivamente por estudantes em toda a Europa, inserido nas Jornadas Aeronáuticas da Covilhã (JAC’s). A organização deste Festival está a cargo do AeroUBI – Núcleo de estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior. Dada a importância deste Festival Aéreo para a academia, a região e o país, Sua Excelência o Presidente da República atribuiu à 15.ª edição deste Festival Aéreo o seu Alto Patrocínio;
p) Uma pista de aviação, mesmo com pouca utilização, é um activo de elevado valor, cuja implantação é sempre cara e desejada por quem não a tem.

Deste modo, e tendo em conta os recentes desenvolvimentos avançados pela comunicação social que indicam a zona do Aeródromo Municipal da Covilhã como sendo a futura localização do novo Data Center da Portugal Telecom (PT). Vimos por este meio solicitar a Vossas Excelências que reconsiderem esta Vossa posição e que dentro das Vossas competências, avaliem a validade dos argumentos utilizados nesta Petição.

Desde já nos alienamos do facto de sermos contra a realização deste enorme investimento da PT na Covilhã. Garantindo que não somos, nem seremos nunca contra o desenvolvimento e a inovação, percebemos que esta é uma oportunidade única, que permitirá o desenvolvimento significativo de toda uma região.

No entanto, aquilo que não percebemos e não aceitamos é o facto desta construção, gigantesca, se ir situar exactamente na zona do Aeródromo Municipal da Covilhã. Parece-nos, a nós, signatários desta petição, que a cidade da Covilhã dispõe de uma imensa área livre, que poderia acolher este investimento, sem ter de interferir, e encerrar, uma estrutura com mais de meio século de existência que representa também um património histórico e cultural que deve ser preservado.

Notamos desde já que temos conhecimento do projecto apresentado pela Câmara Municipal da Covilhã, em 20 de Novembro de 2001, com vista à construção do Aeroporto da Covilhã. Contudo, este projecto não revelou desenvolvimentos significativos com o desenrolar dos anos, sendo de esperar que numa altura de crise económica como a que o País atravessa, esta não seja, pelo menos a curto prazo, uma opção viável que possa servir os interesses da região.

Assim sendo, os signatários desta petição requerem que não se proceda ao encerramento do Aeródromo Municipal da Covilhã, sendo garantido que este seja preservado e melhorado, de modo a servir os interesses de toda uma vasta região.

Na expectativa de uma resolução,
Atentamente,

Petição Contra o Encerramento do Aeródromo Municipal da Covilhã, para Exmo. Sr. Presidente da República ; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República ; Exmo. Sr. Primeiro-ministro ; Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Covilhã. foi criada por: AeroUBI - Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior.
Esta petição foi criada em 02 Maio 2011
1.958 Pessoas