Acabar com a seca - Centrais de dessalinização

Para: Assembleia da República,

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República,

Venho por este meio solicitar que seja discutida a instalação de centrais dessalinização (conversão de água do mar em agua doce) em Portugal para a eliminação completa e definitiva dos problemas de falta de água de que o pais sofre à décadas.

Tendo em consideração os alterações climáticas e os seus potenciais impactos sociais e económicos, é imperativo que o pais tome as medidas apropriadas para resolver esta situação para bem das atuais gerações bem como para as futuras.

Proponho que sejam instaladas pelo menos 2 centrais no seguinte contexto:
• Cental Norte e Centro
• Central Centro e Sul
Ambas as centrais, suportadas por energia solar e eólica, iriam transformar água do mar que seria posteriormente armazenada em 2 barragens a construir para o efeito. Estas barragens seriam isoladas de linhas de águas doce atualmente existentes no pais.

A água destas barragens seria aplicada da seguinte forma:
• Aplicações agrícolas e industriais como aplicação primordial.
• Compensação “on Demand” de linhas de água doce em períodos de seca ou carga adicional.
• Produção eletrica nos pontos de produção, armazenamento e distribuição.

É vital que Portugal adopte uma abordagem pró-ativa num tema desta importância para que no futuro possamos gerir de forma eficiente este bem tão precioso.

A sustentabilidade do nosso ecossistema natural e social dependem disso.

Obrigado,
Nuno Matias