Petição ISCTE - Exigimos um serviço que dê resposta a todos

Para: Reitoria do ISCTE-IUL

Atualmente, a única cantina do ISCTE é insuficiente para satisfazer as necessidades de todos os estudantes que precisam de almoçar: com pouco mais de 100 lugares para 9000 alunos, isto depois de uma expansão que não veio resolver o problema estrutural. Para além disto, também a qualidade da cantina é francamente baixa. As alternativas são bares privados, com preços elevados e sujeitos a constantes aumentos, e mesmo estes têm filas intermináveis, tal como os microondas.

Com o encerramento da Cantina Nova (Refeitório II da UL) no início de 2013, as filas, sobretudo na Cantina do ISCTE, aumentaram consideravelmente, o que não nos permite almoçar em condições, visto que muitas vezes temos apenas 30 minutos para esta refeição.

A Ação Social é um direito de todos os estudantes, devendo ser garantida de igual forma, independentemente do local onde estudam. Por isso, o encerramento de serviços deste género não é a solução para nenhuma situação, uma vez que nos priva do direito a uma alimentação saudável a preço justo.

Os cortes do Governo no financiamento ao Ensino Superior empurram as instituições para a necessidade de cortar em serviços essenciais, como é o caso da alimentação. A solução para esta questão passa pela exigência de um justo financiamento para o ensino superior e para a ASE, de modo a cobrir as necessidades e direitos dos estudantes. É por isso importante que a cantina nova permaneça aberta e que esta seja um serviço abrangente a todos aqueles que desde já usufruem da mesma.

No passado dia 27 de Fevereiro concentrámo-nos no pátio 1 do ISCTE para exigir uma resposta a este problema e fomos ouvidos. Uma das soluções em cima da mesa é a do estabelecimento de protocolos entre os bares privados e o ISCTE para que os alunos possam comer a preço social nos mesmos. Mas isto significaria que, através dos serviços de ação social, a instituição injetaria dinheiro nos bares para pagar o resto do preço da refeição. Rejeitamos esta proposta, uma vez que traria mais gastos para o ISCTE do que um serviço de ação social e serviria para injetar dinheiro em privados.

Não comemos e calamos! A luta vai continuar, por mais financiamento e mais Ação Social, contra esta política de destruição do Ensino Superior e privatização de serviços.

Exigimos da parte do ISCTE uma efetiva resposta ao encerramento da cantina nova, para que tenhamos de facto alternativas para almoçar a preço de Ação Social. Estamos a falar de uma instituição que teve 2,6 Milhões de Euros de saldo orçamental em 2012 e que comprou um edifício por 9 Milhões, sem que no projeto para o mesmo constasse qualquer tipo de solução para este problema. A isto junta-se o facto de a maioria dos bares da faculdade serem privados e com preços elevados.

Os estudantes do ISCTE-IUL abaixo assinados exigem assim uma resposta da instituição a esta questão, que passa pela disponibilização de um serviço de ação do social que efetivamente cumpra as suas necessidades de alimentação e dê resposta a todos. Juntos temos mais força para defender os nossos direitos!

Esta petição foi criada em 15 abril 2013