Petição DIGA NÃO à Extinção do Agrupamento Escolas do Couto Mineiro Pejão

Para: População do Couto Mineiro do Pejão

- Considerando que EB/2,3 do Couto Mineiro Pejão é um símbolo de luta desta região, por melhores condições na área do ensino e educação;
- Considerando: que ela foi patrocinada pelo governo como uma contrapartida ao encerramento das Minas do Pejão por ele imposto em 1994, e na qual foram aplicados 4 milhões de euros;
- Considerando que oito anos de actividade desta Escola são um evidente demonstração de um ensino de qualidade, de proximidade e bem estar dos seus alunos em particular e da comunidade educativa e local em geral;
- Considerando também que esta Escola é a sede do Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro Pejão, abrangendo as Freguesias de S. Pedro do Paraíso, Pedorido e Raiva, integrando 700 alunos e tem dado um enorme contributo na promoção da Sociedade local;
-E por último resolução do Conselho de Ministro nº. 44/2010 de 14 de Junho que determina a extinção deste agrupamento e sua fusão no Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva.
Os Pais e encarregados de Educação deste agrupamento, reunidos em 24 de Julho de 2010 na EB 2,3 Couto Mineiro Pejão deliberaram:
1.Repudiar esta decisão governamental, por não ter sido ouvida os Pais e encarregados de educação legitimados nas associações e confederações;
2. Não aceitar esta imposta reorganização da rede escolar que obriga os alunos a percorrer mais de 40 Km por dia em transportes sobrelotados e sem condições de segurança exigidas por lei e atirados para uma escola com uma população escolar dez vezes superior.
3. Exigir a manutenção do agrupamento de Escolas Couto Mineiro Pejão e sua Direcção, nos modos que vem funcionando;
4. Lutar de todas as formas para cumprimento destas exigências;

Esta petição foi criada em 26 julho 2010