Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Pela reconstrução total e fidedigna do espaço da Praça do Anjo

Para: Presidente da Câmara Municipal do Porto, Vereadores do Pelouro do Urbanismo e Mobilidade, Presidente da Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação. Urbana

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal do Porto: Rui Rio
Exmo. Sr. Vereador do Urbanismo e Mobilidade: Gonçalo Gonçalves
Exmo. Sr. Presidente da Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, SA: Rui Moreira

A Associação de Amigos da Praça do Anjo, adiante designada por AAPA, como legítima representante da memória histórica da Praça do Anjo (atual Praça de Lisboa), não pode ficar calada em vista ao crime que está a ser cometido na nossa Praça.

Qual é o objetivo destas obras?
Transformar para quê? 
Este lugar é épico! 
Este lugar é único! 
Qualquer alteração ofende o espírito do espaço. 
Desvirtua a tradição, nele tão bem incarnada. 

A nossa Associação apresentou às autoridades municipais o único projeto, a nosso ver, possível: a reconstrução total e fidedigna do espaço como o conhecíamos nos anos 90 do século XX, obra do arquiteto António Moura. 

Tal como a sociedade catalã exigiu, perante o desastre que foi o incêndio que destruiu o 'Gran Teatre del Liceu', o restauro integral e mimético do edifício pré-existente; tal como a sociedade veneziana, que em idênticas circunstâncias, exigiu a reconstrução integral dessa outra ópera que era 'La Fenice' também a AAPA clama por um restauro integral do 'Clérigos Shopping' tal como era aquando da sua inauguração. Este gesto seguiria não só uma tradição europeia, que aqui assinalamos com os exemplos operáticos, mas também o fado sísifico nacional: a repetição do erro e a negação do novo. Este seria um monumento histórico único e uma imagem poderosa da nossa contemporaneidade.

Este restauro não deve se limitar apenas à reconstrução do edifício, seguindo o projeto do arquiteto António Moura, mas também deve procurar reconstruir todas as lojas que existiam naquele saudoso momento (incluindo o seu recheio). Como todos os restauros sérios este poderá colocar problemas. A fidelidade deve ser tendencialmente total. No caso de inexistência de registos visuais fidedignos (fotografias, desenhos ou outros), o espaço deve ser deixado em branco ou pintado com uma cor neutra que procure não perturbar o espaço envolvente (seguindo as mais modernas leis da arte do restauro).

Conscientes do perigo que uma imitação perfeita pode acarretar, a AAPA propõe uma lingeiríssima manipulação, quase imperceptível, mas que afirmará para sempre uma subtil dança das diferenças. Essa adulteração será a não reconstrução da escultura da Anja, de Mestre José Rodrigues, cujo o roubo comoveu a cidade do Porto em 2006 e que motivou a criação da nossa Associação (AAPA).

Esta intervenção de restauro será definitiva, e não poderá ser alterada a posteriori sob nenhum pretexto. 



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 17 novembro 2011
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
15 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.