POR UM EDIFÍCIO DIGNO PARA O ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA
Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa - Dr. Fernando Medina
O Arquivo Municipal de Lisboa é o segundo maior arquivo do país e tem à sua guarda documentos de enorme valor, do século XIII até à atualidade. São exemplo a confirmação, por D. Afonso II, do Foral outorgado a Lisboa por D. Afonso Henriques, assim como o Foral concedido por D. Manuel I; o Cartulário Pombalino; toda a documentação referente ao planeamento urbanístico da cidade, onde estão incluídos os primeiros levantamentos topográficos de Silva Pinto e Filipe Folque; os processos de obra particulares que integram a documentação relevante sobre cada edifício existente na cidade; os espólios particulares de arquitetos como Cassiano Branco, José Luís Monteiro ou Victor Palla e Bento d’Almeida; o riquíssimo acervo de fotografia representado por nomes como Joshua Benoliel e o registo audiovisual da evolução da cidade. Estes documentos, testemunhos da história e da memória da capital do país, têm vindo a ser guardados em garagens de edifícios de habitação social há mais de três décadas, espaços que não reúnem as condições adequadas à sua preservação, contribuindo, de forma determinante, para uma degradação cada vez mais evidente.
Atualmente, o executivo da Câmara Municipal de Lisboa pretende transferir parte desta documentação e dos serviços para outro edifício de habitação social no Alto da Eira, onde o Arquivo esteve em tempos sediado, tendo sido encerrado em 2002 por problemas de insalubridade. Esta transferência contraria todas as recomendações internacionais para a construção de edifícios de arquivo e adia, uma vez mais, a resolução definitiva que passa por transferir o Arquivo de Lisboa para um edifício único, central e digno de uma cidade capital do país.
Objetivos desta petição:
1- Impedir a deslocalização de uma parte da documentação e dos serviços do Arquivo Municipal de Lisboa de volta para o Alto da Eira – zona da cidade mal servida de transportes e pouco central – para as garagens de um edifício de habitação social que não reúne as condições para a preservação de documentos e não é um espaço adequado à circulação de funcionários e do público em geral, podendo ser aproveitado pela autarquia para implementar serviços de apoio e integração da comunidade local.
2- Exigir que a Câmara Municipal de Lisboa assuma o compromisso de encontrar, num curto prazo, um edifício digno de um Arquivo, de utilização única, construído de raiz ou requalificado, numa zona central, segura e de fácil acesso, que garanta as condições de salvaguarda do seu património, fundamental para o registo da história e da memória da cidade, e que a todos nós pertence.
Para mais informações sobre esta petição consulte :
https://grupocmlbl.wixsite.com/peticao
-
Actualização #1 DIA 21 JAN - APRESENTAÇÂO PUBLICA DA PETIÇÂO .
Criado em terça-feira, 14 de Janeiro de 2020
Dia 21 de Janeiro de 2020 a partir das 15 horas realiza-se uma sessão da Assembleia Municipal de Lisboa, onde será apresentada esta petição pública.
A todos os que subscreveram esta petição endereçamos o convite a estarem presentes nesta data no auditório do Forum Lisboa sito na Av. de Roma Nº14
|
Assinaram a petição
1.219
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|