Petição Mais Carruagens nos comboios Fertagus em horas de ponta
Para: Fertagus
As horas de ponta tornaram-se um autêntico inferno para quem vive na Margem Sul e trabalha em Lisboa, tanto para quem se desloca de automóvel, como para quem utiliza os transportes públicos.
O custo de vida em Lisboa afastou a população da capital para a periferia, sendo que hoje, a "periferia de Lisboa" tem um significado muito mais amplo, estendendo-se muito mais do que há uns anos atrás. O que se entendia por "perto de Lisboa" (para quem vivia perto da estação do Pragal, por exemplo, a 9 minutos de comboio de Campolide) não é mais uma realidade alcançável para muitos. E esta "periferia" foi aumentando de raio.
Nos últimos anos, cada vez mais pessoas optaram por escapar aos valores das rendas praticadas na margem Norte do rio Tejo, e compraram ou arrendaram casa na Margem Sul, tendo como benefício um transporte rápido que atravessa a Ponte 25 de Abril - o comboio Fertagus.
Contudo, a Fertagus - a única empresa que fornece este serviço - parece estar alheia a este aumento exponencial de população e de tráfego de trabalhadores de Lisboa residentes na Margem Sul. Mas para quem utiliza este "comboio da Ponte" há muitos anos, vê diferenças. Muitas.
Segundo dados do próprio site da Fertagus, somos atualmente 95.000 utilizadores por dia!
Nas horas de ponta, tornou-se incomportável viajar neste comboio, outrora tranquilo e desafogado. Isto porque, durante os anos de existência da Fertagus, não houve ajustes aos horários dos comboios nem ao número de carruagens para cada um deles, o que pode ser explicado pela frota que têm disponível (ao que parece, em hora de ponta, a Fertagus utiliza toda a frota disponível desde finais de 2004 e só tem 1 comboio rotativamente em manutenção, mantendo os demais a circular."). No entanto, uma vez que muito mais pessoas pagam o passe mensal para circular, alguma atenção terá que ser dada a este assunto, que visa a qualidade do serviço prestado.
Há décadas que os comboios que circulam com 4 ou 8 carruagens são os mesmos. Mas as necessidades mudaram. O número de passageiros também, e muito! Não é viável manter os comboios de 4 carruagens em hora de ponta, como seria aceitável há muitos anos. Quem utiliza este transporte (e já teve de deixar passar muitos comboios por não conseguir entrar) sabe disso. Comboios sobrelotados, com pessoas espremidas dentro de um mero contentor, não é um transporte digno, nem é aceitável.
Não pedimos uma maior frequência de comboios, pois sabemos que ao chegar a Lisboa o cruzamento de linhas e transportes ferroviários não o permite, sendo assim inviável. Mas os comboios de 4 carruagens tornaram-se insuficientes há muito tempo, e este sistema de intercalar comboios de 4 carruagens com os de 8 já não funciona.
Esta é uma petição para tornar todos os comboios que circulam em hora de ponta em comboios de 8 carruagens (acabando com o martírio de viajar num comboio de apenas 4 carruagens nessas horas), para melhorar a qualidade de vida de quem vive na Margem Sul, paga passe, e vai todos os dias, de comboio, trabalhar para Lisboa.