Impedir a criação de um novo bairro social no antigo edifício da Fábrica Nova Alvorada
Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal Fafe
Consideramos que o bairro social não deve ser construído no antigo edifício da Fábrica Nova Alvorada, situado proximamente ao centro da cidade. Solicita-se ao Presidente da Câmara Municipal Fafe uma abordagem mais descentralizada por parte do Município de Fafe.
De facto, existem vários edifícios já existentes que necessitam de ser reabilitados, tanto na cidade como nas freguesias do concelho. Para além disso, existem nas freguesias vários terrenos baldios que poderiam ser comunitariamente possuídos pela Câmara Municipal. Talvez fosse mais indicado utilizar estes terrenos, onde a falta de limpeza gera problemas diversos em virtude do acumulo de lixo, entulho e crescimento de mato.
Tendo em conta a crise imobiliária que estamos a atravessar, onde os valores da habitação continuam a aumentar e sendo o preço por m2 mais elevado nos centros das cidades, consideramos que a autarquia não deveria investir nesta localização. Mais ainda, não deveria ser um obstáculo a um negócio onde existem promotores privados interessados.
Em suma, não somos contra a construção de um bairro social, nem contra a filosofia de ação social que está por trás dos processos de promoção habitacional e realojamento, somos, sim, contra a forma como decorre a apropriação deste espaço onde a comunidade de Fafe não foi auscultada, nem foi dada voz aos habitantes dessa rua.