Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição para Voto na Diáspora

Para: Governo de Angola e Assembleia da República de Angola


Caro(a) Compatriota Angolano(a).

Visto que se aproximam as eleições Autárquicas em 2021, bem como as eleições gerais em 2022, os angolanos a residir no estrangeiro vêm por meio desta Carta Aberta/Petição Pública informar que se estão a preparar para votar enquanto forma de participar na vida pública (art. 52.º CRA) através das eleições, isto votando, pois é um direito consagrado também constitucionalmente (art. 54.º CRA).

Nas últimas Eleições de 2017, na qual os angolanos na diáspora não tiveram direito de votar, não vimos o Executivo a dar sinal de garantia, que os Angolanos poderão votar no estrangeiro.

Assistimos durante esses anos, cá na Diáspora, vários países amigos, a exercerem o seu Direito de Cidadania, desde Cabo Verde até Brasil.

A Constituição da República de Angola, no seu artigo 57.º é claro: “a lei só pode restringir os direitos, liberdades e garantias nos casos expressamente previstos na Constituição […]”. Não há na CRA proibição do voto de angolanos na diáspora.

O princípio da igualdade, de âmbito constitucional (art. 23.º), deve ser respeitado pelas autoridades angolanas, e, neste caso, o respeito passa por criar condições para que haja votação no estrangeiro e não alegar ainda falta de condições dez anos passados desde a entrada em vigor da actual Constituição.

Subscrevem a Petição.

Bloco Liberal.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
371 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.