Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição de Apoio aos direitos e igualdades das crianças portadoras de deficiência

Para: Assembleia da República, Primeiro Ministro, Governo, e Portugueses

Nós somos um grupo de pais cujos filhos frequentam a APCB - Associação de Paralisia Cerebral de Braga, uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos, vimos pedir a vossa "preciosa atenção".
Isto não é mais do que um grande pedido de ajuda a todos Vós, que tal como Nós, sois pais e quereis o melhor para os vossos filhos. Apelamos também a todas as pessoas que defendem a igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos que se juntem a esta causa.
Só em acto de desespero é que achamos que esta poderia ser uma forma de todos tomarem conhecimento do grave problema com o qual os nossos meninos  "especiais" estão a lidar, neste preciso momento.
O que se passa é o seguinte: cerca de 90 meninos entre os 0 e os 6 anos de idade, são acompanhados regularmente na Associação de Paralisia Cerebral de Braga por um vasto conjunto de profissionais, nomeadamente nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Hipoterapia, Psicologia, Serviço Social e Educação.
A situação que nos foi apresentada, sábado, dia 18 de Dezembro de 2010, em reunião com a Direcção da Associação, é que a referida comparticipação da Segurança Social vai ser reduzida significativamente, assim como as características da própria resposta social, julgamos que, por um lado, pela "maldita falta de verbas orçamentais" e, sobretudo, pela falta de respeito pelos nossos filhos, resultado da falta de articulação dos 3 ministérios (saúde, educação e de solidariedade social) entre si, que não poderão alegar desconhecimento da situação, uma vez que a APCB, com o nosso conhecimento, forneceu todos os dados dos nossos meninos, nomeadamente a patologia e o tipo de intervenção terapêutica de que necessitam.
O que está em causa, neste momento, é o futuro dos nossos meninos, uma vez que estas ajudas são "vitais" para que possam ter a esperança de uma vida melhor. Estamos a falar de crianças com as mais diversas patologias, desde Paralisia Cerebral, Atrasos de Desenvolvimento, Síndromes e graves problemas Neurológicos, que se não receberem o apoio necessário e forem estimuladas precocemente, todo o seu futuro poderá ficar hipotecado.
As crianças com estas problemáticas necessitam de intervenção especializada e o mais precoce possível, em equipa multidisciplinar, nos contextos (casa, escola/Jardim de Infância/Creche) e com recurso a materiais específicos/tecnologias de apoio, que são disponibilizados pela Associação. Falamos de muitas famílias que necessitam da Associação de Paralisia Cerebral de Braga para conseguirem ter perspectivas de uma vida mais completa e feliz, como ouvir por uma vez a voz de um filho, ou de o ver dar uns passinhos (coisa que para a maior parte destes meninos significaria uma grande vitória). Falamos de coisas tão simples, que para cada um de nós, que não tem problemas, é demasiado fácil, mas para eles significa uma batalha diária.
Sem a comparticipação da Segurança Social, será impossível a Associação de Paralisia Cerebral de Braga continuar a funcionar do mesmo modo. Nós, pais, ficamos desesperados pois, se isto tudo acontecer, os nossos filhos ficarão sem terapias, uma vez que a grande parte das famílias envolvidas não terá possibilidade de pagar terapias a nível particular, porque são extremamente caras.
Com tudo isto, pedimos do fundo do coração, a quem de direito, que nos preste um pouco de atenção e nos ajude, por favor.
Não é justo que as nossas crianças sejam as primeiras a pagar a factura da dívida que os poderosos contraíram. Até porque, são quem menos meios tem para se defender e, se hoje a vida deles está assim complicada, como será quando não tiverem os pais para os amparar?
POR FAVOR, SÓ VOS PEDIMOS QUE NOS AJUDEM A FAZER CHEGAR A NOSSA VOZ A QUEM É "OBRIGADO" A NOS OUVIR.
OS NOSSOS FILHOS TÊM O MESMO DIREITO A TER UMA VIDA DIGNA COMO QUALQUER OUTRA CRIANÇA.
  Pela vossa atenção, o nosso muito obrigado.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
5.468 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.