Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição A favor da presença de crucifixos nas salas de aula das escolas públicas

Para: Ex.Mos Senhores. Presidente da República e Presidente da Assembleia da Republica Portuguesa

Petição "A favor da presença de crucifixos nas salas de aula das escolas públicas"

Ex.Mos Senhores.
Presidente da República, Assembleia da República,
Exmo. Senhor Presidente da República
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Exmo. Senhor Primeiro Ministro


Os signatários desta Petição "A favor da presença de crucifixos nas salas de aula das escolas públicas", tendo conhecimento de que o Governo Italiano interpôs recurso, perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em relação à decisão que, no ano passado, declarou que a presença de crucifixos nas salas de aula das escolas públicas violava os direitos humanos dos alunos, na sequencia do caso de 2009 colocado por uma italo-finlandesa que protestava contra a presença daquele objecto religioso na escola dos seus filhos;

Os signatários desta Petição desejam que Portugal se junte ao conjunto de dez países que já se uniram ao Governo italiano para protestar contra esta decisão. Trata-se de estados tradicionalmente católicos ou ortodoxos, como Malta, São Marino, Mónaco, Chipre e Grécia. Curiosamente, há ainda cinco países ex-comunistas no lote, nomeadamente a Rússia, Lituânia, Bulgária, Roménia e Arménia.

Os signatários tal como os membros destes países que se unem ao Governo Italiano alegam que a presença dos crucifixos não serve um propósito doutrinário, mas sim de afirmação da identidade cultural do país e mostram-se preocupados com eventuais repercussões da decisão, caso a sentença se mantenha.

A concluir pedem a Vossas Excelências que Portugal faça a defesa da sua identidade cultural, dos seus valores e dos símbolos da sua história, por isso requerem que se dignem discutir e aprovar uma tomada de posição do Estado Português no sentido de se juntar ao grupo de países que recorreu, perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, da decisão que declarou que a presença de Crucifixos nas salas de aula das escolas públicas violava os direitos humanos dos alunos.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.538 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.