Contra a construção de um aeroporto complementar na Base Aérea nº 6 - Montijo

Para: Exmo. Senhor Presidente da República, Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República., Exmos senhores deputados.

O objectivo desta Petição será o de solicitar a V/Excelências que não seja construído um aeroporto civil complementar nos actuais terrenos da Base Aérea 6 e apresentar um veemente protesto das populações dos Concelhos da Moita, Barreiro, Seixal, Sesimbra, Almada e Alcochete.
Somos CONTRA a construção desta obra, pelo risco de graves acidentes, visto que esta construção, incluirá o alongamento da pista 01/19 para o interior da Zona de protecção Especial das Aves do Estuário do Tejo, ZPE. zona de Reserva Natural, atravessada por várias rotas migratórias, com bandos de milhares de aves, existindo um risco acrescido de colisão destas com as aeronaves. Que poderão resultar em emergências e/ou potenciais acidentes, na cabeceira Norte da pista. Por outro lado na cabeceira Sul da pista existem graves condicionantes, dependendo da origem das aeronaves e dos ventos, normalmente vento Norte, estas passam predominantemente por cima dos Concelhos da Moita e Barreiro e em alguns casos até por cima do Seixal e nos circuitos por Sesimbra, Almada e Alcochete. Existem implicações e conflitos nos Concelhos da Moita e Barreiro e também com áreas industriais que serão sobrevoadas. Nomeadamente a Tanquipor com 29 depósitos de combustíveis e também a Fisipe com zonas industriais perigosas, e chaminés. O tecido urbano do cone de aproximação, inclui além de prédios, hospital, e escolas, que nas fases de orientação no processo de aterragem e descolagem ficarão sujeitas também ao enorme aumento de partículas e óxidos de azoto. Por outro lado passará a existir uma fonte de ruído significativa para a comunidade com valores de ruído próximos dos 70 dB. Face ao exposto apela-se ao elevado sentido de justiça de v/Excelências no sentido de ser possível melhor ponderação para esta matéria, evitando assim gravosas consequências para as populações da margem Sul.
Se quer continuar a viver numa Terra de Paz e preserva a Qualidade de Vida dos seus filhos, ASSINE ESTA PETIÇÃO. Após o seu encerramento será colocada no site online da assembleia da República e enviada por correio registada para a Assembleia. Muito obrigado pelo vosso apoio.
Os signatários desta Petição Pública solicitam a intervenção da Assembleia da República, legislando sobre esta matéria, com carácter de urgência, de modo a resolver este grave problema.

Contra a construção de um aeroporto complementar na Base Aérea nº 6 - Montijo, para Exmo. Senhor Presidente da República, Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República., Exmos senhores deputados. foi criada por: Cidadãos contra Aeroporto no Montijo.
Esta petição foi criada em 21 Março 2017
3.308 Pessoas