Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pelo fim da Violência Obstétrica nos blocos de parto dos hospitais portugueses, para Todas as mulheres ou famílias que se tenham sentido alvo de abuso ou desrespeito durante um parto; Profissionais da Obstetrícia que não se revejam nas práticas abusivas perpetradas pelos seus colegas.

Nome Comentário
Carla P. Totalmente de acordo. Obrigada
Emilia S. PELO DIREITO DE TRAZER AO MUNDO UM FILHO COM DIGNIDADE.
Pedro F. Bestas...
Maria C. Contra qualquer violência!
Eugénia M. Respeito pela MULHER!
Barbara S. É bom que saibam o que estão a fazer a seres humanos. Por vezes ficam se com sequelas para o resto da vida.
Maria A. Desde qud fui mãe pela 1°vez há 28 anos, nada mudou! Continua a mesma agressividade conforme pude constatar com o nascimento do meu neto há 8 meses
Rui M. estas situações não podem continuar! Também nós fomos vitimas de maus tratos no nascimento da minha primeira filha.
Ana C. Ainda não sou mãe, mas o parto é uma altura especial que deve ser respeitada e vivida com a máxima dignidade... a violência não ajuda em nenhuma situação e muito menos no início da vida
Ana S. Pelo direito à informação e direitos da mãe, filho e família
Rui M. Também aconteceu com a minha mulher. As enfermeiras a puxarem o bebé pela barriga com toda a força e com lençóis para as ajudarem ainda comentaram com a minha mulher para ela fazer o máximo de força ou ela matava o nosso filho. Ficando a minha mulher em pânico e praticamente a chorar em vez de estar a sorrir de felicidade.
Sofia S. É inaceitável que no século XXI as mulheres tenham que passar por situações de abuso durante o parto. Eu tive o meu filho na Holanda e posso dizer que foi uma experiência muito positiva, com o mínimo de intervenção médica e esta só mesmo porque foi necessária. Talvez Portugal possa olhar para países como a Holanda e aprender.
Maria S. Porque eu também sofri e não quero que ninguém tenha que passar pelo mesmo...
Ana D. Eu própria já fui vítima dessa violência, infelizmente.
Ligia O. Concordo na íntegra com tudo o que envolve esta petição, uma vez que, também eu aquando do parto do meu primeiro filho sofri vários abusos, um dos quais violência física!!
Cíntia N. No dia 25 de Março de 2016 no CMIN, foi o dia em que estive presente para fazer a minha cesariana eletiva, quando entrei no bloco estava super nervosa, tremida como varas verdes e a enfermeira chamada Patrícia, perguntou o porquê de estar assim, depois de lhe dizer que estava assim porque estava com medo ela respondeu que não entendia o porquê, visto ser uma cesariana eletiva nem iria saber o que eram as dores das contrações nem saberia o que era ter um filho. Abuso obstétrico não é só aquilo que fazem ao nosso corpo é também aquilo que nos dizem. Por mim, pelas minhas irmãs e todas as outras pessoas que sofreram do mesmo é que assino esta petição. "Separados somos uma gota juntos somos o oceano"
Neuza s. Existe muita brutidade e muita negligências eu no dia 14 outubro 2016 fui mae do pequeno Santiago no qual a equipa entrou as 8h da manhã examinou pouco depois entrar o Santiago já estava mesmo para nascer e então a médica em. Vês de me fazer o parto ela e a restante equipa foram comer tive tocar na campainha sem largar n aguentava as dores de fazer força para ele nascer a enfeita fez me o toque chamou os de urgência com isto o meu filho teve entre a vida e a morte teve na neo drª Helena esteves.
Céu B. No momento mais bonito da vida só deve haver Amor e muita compreensão.
Marta M. Ouvi muitos (tantos!) testemunhos de violência obstétrica na MAC.
Rosinda C. Já fui vítima de violência física por um anestesista da Maternidade Magalhães Coutinho

Assinaram a petição
9 793 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição