Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: LEGISLAR O PODER DE OS CIDADÃOS ESCOLHEREM E ELEGEREM OS SEUS DEPUTADOS, para A Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República e aos Exmos. Senhores Deputados e Deputadas à Assembleia da República

Nome Comentário
Maria B. 70% de abstenção nas últimas eleições foi uma tremenda derrota eleitoral para todos os partidos políticos! Tb eu não me revejo nos partidos existentes
João . Concordo com a petição, espero que os promotores sejam sérios como todos desejamos que a democracia Portuguesa seja.
José C. Esta iniciativa é essencial para a melhoria da democracia no nosso país, passando a um nível superior de qualidade.
António M. Há muito que o devia ser feito
Simão P. Caros, temos de lutar pelos valores e pela democracia que significa poder do povo e não poder de elites. Homens e mulheres de valores são cada vez mais necessários na vida pública para combater lobbies instalados. Uma democracia deve poder eleger os seus representantes da forma mais direta possível. Ainda bem que algumas personalidades como o Sr. Ramalho Eanes e outros se interessam pela defesa da verdade. Importa que os tribunais funcionem bem e que se tomem medidas de combate à corruçao. Lamentavelmente pouco se vê na prática, quando o tribunal de contas precisaria de apenas um 1,5 milhões de euros para ter recursos humanos para inspecionar com atualidade as contas das Câmaras Municipais, por exemplo. Boa tarde!
Francisco . Já é tempo de os cidadãos, todos nós, termos a liberdade de poder escolher quem nos representa diretamente na Assembleia da República. Só isso aproxima os eleitos dos eleitores, a bem da Nação.
Joaquim B. Só os bem ceguinhos é que não vêem!...
João A. Além dos círculos unimonais dem ser impostas quotas profissionais não podendo por exemplo a Assembleia da republica ter mais advogados. A Assembleia da Republica tem actualmente cerca de um terço de advogados e como se sabe a Facultade de Direito não são escolas de virtudes.
Maria M. A tourada é uma referência cultural portuguesa, não deve ser destruída.
António . Concordo em absoluto
Mario B. Boa e necessária iniciativa. Vai ao encontro do meu entendimento da necessidade de reformar o sistema eleitoral. Está mais que comprovado, pelo crescente número da abstenção, que o actual regime eleitoral está falido e desacreditado.
Antonio A. Uma reforma estrutural e institucional que há muito se tornou urgente, pois contribui para tornar o sistema de governo imcomparavelmente mais democrático. A urgência nesta reforma não deve entretanto a actual sub-representação injusta e inaceitável dos cidadãos eleitores nos círculos da emigração. Também já tarda a alteração na lei eleitoral que extenda o direito de votos para as autarquias locais aos portugueses residentes no estrangeiro, sendo que estes não devem apenas servir para pagar impostos em Portugal, designadamente, o IMI, o qual é uma das principais fontes de receitas municipais.
Linda B. Sempre por uma maior intervenção dos cidadãos, em prol de uma ampla solidariedade social.
olivio D. concordo
Fernando s. Era ja
Manuel . A escolha dos deputados deve pertencer ao Cidadão embora os partidos políticos sejam úteis na democracia. Sou da opinião de um sistema misto semelhante ao Inglés.
Antonio A. Mudar de imediato o sistema político em Portugal...
Carlos p. Acabar com a corrupção em portugal
Antonio . Contra o atual sistema eleitoral!
Henrique A. Fundamental para sermos um país respeitado e decente !...

Assinaram a petição
7.880 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição