Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: INICIATIVA POPULAR DE REFERENDO sobre a (des)Penalização da morte a pedido, para Assembleia da República

Nome Comentário
PATRICIA P. Defendo o direito e a liberdade que qualquer pessoa deve ter de escolher o melhor momento para morrer, de decidir sobre a sua própria morte. Ninguém pode saber e ainda menos decidir por si qual será o melhor o melhor momento para terminar com a sua própria vida e morrer porque ninguém sofre tristeza, dor ou doença por outrem. Por outro lado, o fato da lei não proteger e contemplar esse direito humano pode fazer com que o tratamento, a manutenção e o sustento aos moribundos ou pessoas em sufrimento se torne um "negócio". Além disso, acredito que põe em causa o que pode ser considerado como viver com dignidade como ser humano com qualidade de vida.
Christa . Vejam o péssimo exemplo dos Países Baixos:a suposta morte digna a pedido rapidamente se transformou na obrigação dos idosos, dos cronicamente doentes e outros 'indesejados, inúteis e dispendiosos' desaparecerem, ao ponto de familiares terem de contratar vigilância de 24 sobre 24 horas para assegurar que a pessoa internada não seja morta! A pedido de quem? Do doente não, mas, sim, do estado que não quer pagar reformas nem providenciar cuidados paliativos como na Inglaterra onde ficou provado que mesmo doentes em fase final da sua vida deixam de pedir a morte assistida quando a dor é controlada (o que é perfeitamente possível hoje) e quando são acarinhados e tratados com dignidade, e não como um peso insuportável que deve desaparecer. Tratar a pessoa com dignidade em vida providencia uma morte digna, não é matá-la.
dYGlJKTzm JmANGuwgBcqrbKOF
GaRvkgJNSbWcP inTPUjRcfqL
Alberto B. Acho muito bem. Não podemos continuar a banalizar a vida nos seus múltiplos aspetos.
Patricia . Não concordo com a eutanásia. Em Portugal vai ser uma selva sem controle
Rosa M. Só Deus é o Senhor da vida e da morte!
Ricardo A. Só Deus pode dar tirar a vida
Jose R. Alguém sem dor e condições de vida digna, jamais solicitará autorização para pôr termo a essa mesma vida.
Antonio R. O suicídio é crime, seja meter-se debaixo do comboio ou eutanásia é sempre crime.
Mário . A favor da vida e a favor dos cuidados paliativos
Ercilia R. Apostem nos cuidados paliativo,quantas vezes o desejo de morrer não têm mais a ver com a falta de combate ao sofrimento do que o verdadeiro desejo de por termo à vida.
Maria C. Sou a favor da despenalização, por isso concordo com o referendo.
André M. Vamos legalizar a Eutanásia em situações específicas!
Rui R. Deveria haver mais referendos em Portugal, como acontece, por exemplo, na Suíça. Alterações legislativas sobre vida ou morte deveriam ser postas a referendo, como aconteceu com o Aborto.
Maria M. A Eutanásia a aprovar, abre as portas a vulgarizar-se, e a substituir o investimento do estado na vida.
José Á. Concordo com o referendo.
Orlando M. Sou contra a Eutanásia em qualquer situação.
Eduardo P. Assunto totalmente merecedor de consulta popular prévia!
João c. Partidos não têm poder atribuído pelos cidadãos nesta matéria

Assinaram a petição
22.632 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição