Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
INICIATIVA POPULAR DE REFERENDO sobre a (des)Penalização da morte a pedido
, para Assembleia da República
Nome
Comentário
Maria C.
A eutanásia é um eufemismo para liquidar os mais fracos, os mais velhos, os que, porque aposentados, tepresentam despesa para o Estado, num exemplo claro de uma cultura de descsarte de quem já não produz, lembrando tempos não tão longiquos, em que se condenava á morte pela raça oyreligião ! um retrocesso civilizacional, um atentado contra o maior de todos os direitos liberdades e garantias-a vida! o reconhecimento da eutanásia será um abrir de uma caixa dd pandora, em que as excepções rápidamentes se tornarão a norma, um crime!
Eliel S.
Assinado.
António E.
Se a lei do Aborto foi a referendo, porque é que com esta não pode haver referendo ? Começo a achar que o referendo é uma figura alegórica da Constituição.
Helder R.
Esta é uma das questões sim que devem sempre ser submetidas a referendo popular, assim como muitas outras que vão diretamente influenciar o quotidiano dos portugueses e cuja decisão. ao Povo, nunca foi dada.
Maria M.
Evitar para que vá para a frente a lei da eutanásia
Mário L.
Sim á vida!
PATRICIA P.
Defendo o direito e a liberdade que qualquer pessoa deve ter de escolher o melhor momento para morrer, de decidir sobre a sua própria morte. Ninguém pode saber e ainda menos decidir por si qual será o melhor o melhor momento para terminar com a sua própria vida e morrer porque ninguém sofre tristeza, dor ou doença por outrem. Por outro lado, o fato da lei não proteger e contemplar esse direito humano pode fazer com que o tratamento, a manutenção e o sustento aos moribundos ou pessoas em sufrimento se torne um "negócio". Além disso, acredito que põe em causa o que pode ser considerado como viver com dignidade como ser humano com qualidade de vida.
Christa F.
Vejam o péssimo exemplo dos Países Baixos:a suposta morte digna a pedido rapidamente se transformou na obrigação dos idosos, dos cronicamente doentes e outros 'indesejados, inúteis e dispendiosos' desaparecerem, ao ponto de familiares terem de contratar vigilância de 24 sobre 24 horas para assegurar que a pessoa internada não seja morta! A pedido de quem? Do doente não, mas, sim, do estado que não quer pagar reformas nem providenciar cuidados paliativos como na Inglaterra onde ficou provado que mesmo doentes em fase final da sua vida deixam de pedir a morte assistida quando a dor é controlada (o que é perfeitamente possível hoje) e quando são acarinhados e tratados com dignidade, e não como um peso insuportável que deve desaparecer. Tratar a pessoa com dignidade em vida providencia uma morte digna, não é matá-la.
Antonio R.
O suicídio é crime, seja meter-se debaixo do comboio ou eutanásia é sempre crime.
Ercilia R.
Apostem nos cuidados paliativo,quantas vezes o desejo de morrer não têm mais a ver com a falta de combate ao sofrimento do que o verdadeiro desejo de por termo à vida.
Maria C.
Sou a favor da despenalização, por isso concordo com o referendo.
Rui R.
Deveria haver mais referendos em Portugal, como acontece, por exemplo, na Suíça. Alterações legislativas sobre vida ou morte deveriam ser postas a referendo, como aconteceu com o Aborto.
Maria M.
A Eutanásia a aprovar, abre as portas a vulgarizar-se, e a substituir o investimento do estado na vida.
José Á.
Concordo com o referendo.
Orlando M.
Sou contra a Eutanásia em qualquer situação.
Eduardo P.
Assunto totalmente merecedor de consulta popular prévia!
João c.
Partidos não têm poder atribuído pelos cidadãos nesta matéria
António L.
Pretendo que seja realizado um referendo sobre a (des)Penalização da morte a pedido.
José N.
Não quero ser contactado. Os meus dados são apenas para uso desta petição.
João B.
Não matarás.
1
2
3
4
...
78
seguinte
Assinaram a petição
22 658
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas