Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Equivalência de Mestre aos titulares das anteriores licenciaturas com formação de 5/6 anos, para Assembleia da República

Nome Comentário
Nuno C. Já era sem tempo de se tentar corrigir esta injustiça, no acesso à função pública já testemunhei alguns colegas serem prejudicados
Tiago S. Corrigir uma injustiça para quem estudou 5 ou 6 anos e agora se vê inferiorizado!!
Marco V. Igualdade para todos os cidadãos portugueses (Pré e Pós Bolonha).
Maria R. O mesmo problema foi objecto de uma petição apresentada à Assembleia da República na anterior legislatura que, apesar das cerca de 100.000 assinaturas nunca foi atendida nem sequer mereceu dos vários Grupos Parlamentares e por consenso ser analisada no último dia de plenário. As Universidades e algumas Ordens também são responsáveis por esta desprestigiante desqualificação do mérito do ensino universitário português, anteriormente reconhecido internacionalmente, e delas próprias enquanto instituições nacionais, porque aplaudiram, sansionaram ou se calaram relativamente perante esta decisão. Esperemos que esta XI Legislatura seja mais culta e consciente do que significa a qualidade da formação universitária e que se lembre que a própria Universidade de Bolonha, que deu o nome à convenção já abandonou o sistema.
Maria C. Faz todo o sentido
Gilberto M. Membro da OE n.º 49311
Pedro N. Acho que faz todo o sentido esta petição
Francisco C. Esta situação de equivalência ao Grau de Mestre é tão óbvia que até se torna tristemente hilariante. Como todos os profissionais das áreas de saúde sabemos um licenciado com 3 anos não serve absolutamenbte para nada, nem tendo inclusivamente colocação no mercado de trabalho. No meu caso e tantos outros profissionais da Licenciatura de 5/6 anos durante anos recebemos dezenas de estagiários que ajudámos a formar, ligados ao ensino ministramos cadeiras a jovens futuros colegas que no dia em que terminam os estudos profissionais, ridiculamente são mestres e os seus verdadeiros Mestres são meros Licenciados, encontrando-se curricularmente estes num patamar inferior aos seus anteriores discípulos. HAJA SERIEDADE !
Muna S. Sou licenciada pré-Bolonha e completei o grau de Mestre pós-Bolonha exactamente devido a esta problemática, é uma situação que se torna em muitos casos bizarra e é claramente injusta, mas todos parecem querer fazer orelhas moucas...
Vera S. Não é justo para quem estudou 5 anos, ter de fazer uma tese e algumas cadeiras para ter equivalência ao grau de mestre, quando no actual plano de estudos, os alunos saem com este grau, após cumprirem o mesmo plano de estudos de antigamente (antes de Bolonha)
Emídio A. Esta equivalência, é o mínimo de justiça que pode ser feita a quem teve a "sorte" de ter nascido antes, e a formação contínua que tem feito ao longo da vida, foi feita á sua custa não tendo porém a "sorte" de esta lhe ser reconhecida. Não sendo no entanto esta situação, obstáculo algum para a parceria, a colaboração que tem sido prestada por estes clínicos (meros licenciados...) ás diversas Faculdades de Medicina Veterinária Portuguesas ( e estrangeiras, pelo menos no meu caso) e à sociedade em geral, ao receber nas suas clínicas tantos e tantos estagiários, que hoje são "mestres", mas afinal estagiaram com os "velhos licenciados".
Carlos M. Acho que é justo
Joaquim B. Entendo como justo e adequado à formação adquirida
Fernando C. É uma vergonha passado tantos anos este problema ainda não estar resolvido.Acresce que os pré-bolonha têm uma experiência profissional que actualmente é desvalorizada.
Carlos F. Licenciei-me em 1975 e sou actulamente Membro Sénior da OE
Nuno S. Este assunto deverá ser derimido desta ou de outra maneira.
VALDEMAR M. membro efectivo da Ordem dos Engenheiros nº 38607- Região Sul, colégio de Civil
CARLA P. A LICENCIATURA DE MECANICA NA UC, JA TINHA TESE DE INVESTIGAÇÃO
Joaquim F. Acho que é da mais elementar justiça esta petição.
Asdruval M. Não de veria ser necessária esta petição, antes da reforma deviam ter sido tomadas as medidas correctas e adequadas por forma a não causar desigualdades.

Assinaram a petição
57 883 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição