Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Criar e Aprovar o Estatuto do Doente Crónico, tal como a Tabela Nacional de Incapacidade e Funcionalidades da Saúde, para Assembleia da República

Nome Comentário
Maria C. Aposentada
saudade c. tenho uma colite ulcerosa que impede-me de trabalhar em certos dias e mesmo assim vou de rastos.
José N. Um doente crónico também pertence à sociedade civil, existe, faz parte integrante dela.
veronica b. sou mae de um doente encontro mil dificuldades no dia a dia
Andreia A. Sou menor por isso assino com autorização da Mãe Maria Helena Duarte Rodrigues
Iracema C. É muito estranho não existir o que se pede. Estamos num estado democrático.
António F. Doente de E.L.A.
Ernesto C. Diabético
Jacinto L. Não é um favor institucionalizante da democracia, mas um direito instituído, emanante da Constituição Portuguesa. Esta petição apenas reflecte o afastamento tacticista entre os eleitos e os eleitores que sucedaneamente acontece após cada eleição.
Odete C. é necessário apoiar mais as pessoas incapacitadas que existem no nosso País, que cada vez mais têm menos apoios
Diliana R. E já devia existir há anos.
José F. Que nasça o Estatuto urgentemente, que infelizmente ainda há muita dúvida sobre este assunt
Fernanda S. Que nasça o Estatuto urgentemente, que infelizmente ainda há muita dúvida sobre este assunto.
José P. Estou de acordo
Vera C. Muito importante valer a casos em q a doença crónica provoca terríveis situações de incapacidade e dependência.
Vitor S. O estado tem o dever de apoiar no conceito do possivel todas as pessoas que se encontrem debilitadas na sua saude e que não tenham posses para se tratarem. a si proprias.
joao c. de momemto nada mais.
Bárbara F. Como cidadã portadora de doença crónica (espondilite anquilosante) já fui submetida a junta médica para avaliação do grau de incapacidade, possuo atestado multiusos e sei, por experiência própria, a dificuldade de instruir o processo e de encontrar profissionais de saúde, designadamente médicos (mesmo da especialidade, v.g., no caso reumatologia) que conheçam com pormenor a TNI e possam efectuar os competentes relatórios clínicos de suporte ao processo. A obtenção destes elementos é um processo moroso e com custos elevados para os doentes, pelo que entendo que a existência de uma Tabela nacional de Incapacidade e funcionalidades de saúde adequada à avaliação das limitações decorrentes das inúmeras doenças crónicas existentes e que não têm relação com acidentes de trabalho, a par de um estatuto do doente crónico ajudaria a tornar este processo menos moroso, menos oneroso e mais justo, pois as incapacidades não são menores por não decorrem de acidentes de trabalho mas são necessariamente diferentes, pelo que devem ter um tratamento diferenciado.
Maria S. boa ideia, muito útil e oportuna
José S. Para o ser humano a dignidade é algo de importante. Cada um pode dar, pelo menos, pequenos contributos. Este pode ser um.

Assinaram a petição
13 201 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição