Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo Regresso do Processo de Inventário aos Tribunais (de onde nunca deveria ter saído), para Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
José A. O Notário, no processo que decorre, decorridos 2 anos, não deu qualquer opinião relativamente às divergências que provocam o litígio e vidas suspensas. Há uma ausência total de qualquer ato no sentido da resolução, no entanto o Notário exigiu e aceitou os seus honorários. A vítima que recorre ao sistema de justiça apenas alarga o leque de agressores (sim, estar em litígio é uma agressão e pagar sem ter direito a nada é também uma agressão). Litígios que deveriam e poderiam levar semanas a resolver arrastam-se durante anos por total incompetência e desrespeito para quem recorre à justiça. Justiça fora de tempo não existe. Ninguém vai ressarcir as pessoas da saúde e anos de vida que lhes são retirados pelas suas vidas suspensas e em litígio.
Maria C. Tenho inventário há 4anos sem tramitar
FRANCISCOJOSÉ G. Sublinho - Inventário no Tribunal de onde nunca deviam ter saído!...
José M. Total incapacidade dos Notários em resolver questões litigiosas. A falta de autoridade é notória.
Maria S. Felizmente que houve esta iniciativa, é escandalosa a situação, tenho processo a correr deste maio de 2014 e pouco ou nada se fez, sempre sofrendo pressoes para optar para a realização de escritura,extra processo, e pagar honorários, dos quais estou isenta no ambito do processo de inventário. Já apresentei queixas em todo o lado, inclusive na procuradoria e até agora nada.sinto me gravemente lezada pelos prejuizos e atrasos que toda a situação me tem vindo a causar, estando obrigada de facto a recorrer a partilha extra processo e suportar os seus custos, quando por lei me foi concedida isenção de honorários e custas em processo. Vergonha!
Duarte S. Os notários nao estão preparados para este ato. Demoram com preju
Carla P. Por uma verdadeira justiça é imperioso o regresso aos tribunais.
ermelinda c. urgentissimo,nunca deveria ter saido dos tribunais mais aptos para tratar destes processos,e que melhor defendem os direitos dos cidadaos
Maria S. Art. 6º nº 1 da Convenção Europeia dos Direitos do Homem: Direito a um processo equitativo: Qualquer pessoa tem direito a que a sua causa seja examinada, equitativa e publicamente, num prazo razoável por um tribunal independente e imparcial, estabelecido pela lei. Por isso, concordo plenamente com a presente petição e se a lei não for alterada com rapidez, deve-se recorrer ao TEDH - Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, e pedir indemnização pela usurpação das funções de juiz e pelo atraso na justiça.
Maria G. Advogada com dois processos de inventario parados em dois cartórios notariais diferentes. Um deles desde Outubro de 2016.
Mário M. É urgente !
FILOMENA L. Comentários para quê? Ao fim de mais de dois anos ainda não foi notificado o cabeça-de-casal...
Alcídio F. Subscrevo em absoluto e assino.
Elsa P. Concordo plenamente com o regresso do processo de inventário para os Tribunais, de onde nunca devia ter saído.
Patrícia C. Quanto mais depressa, melhor.
Maria S. Nunca devia ter saído dos tribunais
Pedro L. Todos os processos que sairan dos tribunais devem voltar ao foro judicial divorcios,inventarios,e já agora acabar com esse cancro dos agentes de execução.devia também se voltar aos oficiais de justiça e acabar com os agentes de execução!
Cláudia M. Eu, Mandatária em processo de inventario a correr no Cartório Notarial de , desde 20, entendo ser vergonhoso a falta de celeridade e displicência deste cartório. A Minha Cliente vítima de violência doméstica provada, não tem acesso à casa de morada de família e aos seus bens em compropriedade, vivendo com dificuldades, com ajuda de amigos e familiares, sendo que, se o processo tivesse sido mais célere, nada disso acontecia! que vergonha do Estado Português! Na minha opinião os notários não estão preparados para fazer justiça, porquanto, arreigados aos honorários que entendem ter por direito e não prescindem por valores superiores como a Justiça!!!! SHAME ON THEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!
José C. Só um poder independente é que pode decidir da conflitualudade deste tipo de processo. O Tribunal.
Mário R. subscrevo a petição de regresso do processo de inventários aos tribunais.

Assinaram a petição
571 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição