Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Carta aberta pelo tratamento igual aos doutorados no estrangeiro no Concurso de Bolsas de Pós-doutoramento da FCT 2016, para Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Professor Doutor Paulo Ferrão.

NomeComentário
Ruben H.concordo totalmente com esta carta e não percebo o objectivo do critério.
Joana M.Devemos, sim, privilegiar o acesso dos investigadores nacionais às bolsas da FCT.
Joao P.Ridículo e despropositado em termos científicos e meritórios.
Frederico A.PhD awarded by the Institute of Cosmology and Gravitation, University of Portsmouth, UK and funded by a FCT fellowship
maria s.dificil de compreender a introfucao de qualquer forma de discriminacao que nao seja a qualidade de que as instituicoes portuguesas tanro precisam
Cristina V.Não podemos, nem devemos, ignorar a qualidade da Ciência e Investigação no resto do Mundo.
Robert L.Proteccionismo ingénuo ou nao, prejudicar os doutorados no estrangeiro na avaliacao de candidaturas, dificultando a (re-) integracao dos onerosos bolseiros pagos pela FCT, é económicamente e socialmente inaceitável para um país que se quer parte da comunidade europeia.
Jorge B.Esta medida seria totalmente contra o investimento das ultimas duas decadas que permitiu formacao avancada no estrangeiro a centenas de jovens cientistas.
Begoña P.Gostaria que o governo e a FCT começassem a trabalhar em conjunto e deixassem de se contrariar um ao outro. O sistema atual é vergonhoso, não mostram respeito nenhum pelos investigadores que se encontram a trabalhar neste país.
Mariana L.Doutorada pelo King's College London
jorge r.I am completely agree with the claim of this letter.
Helena B.Ganhei uma bolsa da FCT para fazer o doutoramento em Inglaterra, e com esta medida estao, na pratica, a impedir-me de voltar, pois com um corte de 20% em relacao aos doutorados em Portugal e' extremamente dificil conseguir alguma bolsa de pos-doutoramento, mesmo que tenhamos um curriculo e um projecto excelentes.
Silvia C.Tais criterios de avaliacao diminuem nao so as chances de doutorados no estrangeiro enveredarem por tentar um retorno e uma carreira em Portugal, mas tambem de inicio a consideracao de entrar no concurso em si devido ao trabalho necessario para submeter a candidatura sabendo das desvantagens que se enfrentam desde inicio.
Eliana L.Doutorada pela Universidade de Cambridge, Reino Unido
Beatriz M.13397323
Andreia A.Doutorada pela Universidade de Groningen, Países Baixos
Ivo M.Doutorei-me em 2009 pela "Vrije Universitei Brussel", VUB, Bruxelas, Bélgica, tendo sido parcialmente financiado por uma bolsa FCT. Em 2009, logo após o doutoramento recebi imediatamente uma Bolsa Individual Marie Curie (MC-IOF), envolvendo Lisboa e o Rio de Janeiro. De acordo com estas novas regras, seria prejudicado ao tentar voltar para Portugal, via uma bolsa de pós-doc FCT. Faz sentido? Não querem que regressemos? Já é difícil quem não esteve anos a fazer doutoramento e a fazer contactos, diários, em Portugal, concorrer ao que quer que seja. Portugal e as universidades portuguesas são fechadas e endogâmicas. Não tornem mais difícil aida as coisas a quem quer regressar.
Maria D.Creio que a formulação do guião de avaliação em causa é injusta, discriminatória e em última análise, prejudicial para o país. Não compreendo como pode a FCT financiar tantos doutoramentos no estrangeiro e não demonstrar qualquer interesse em tornar visível esse investimento em Portugal.
Maria P.Uma situação a reparar, com urgência, sem dúvida.
Ana R.Doutorada na Universidade de Londres

Assinaram a petição
542 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição