Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Alerta Lítio – Contra a Extração e Mineração de Depósitos Minerais em Portugal, para Ex.mo Sr, Presidente da Assembleia da República, Sr. Ministro do Ambiente e Transição Energética; Sr. Diretor Geral da Direção Geral de Energia e Geologia; Direção de Serviços de Minas e Pedreiras.

NomeComentário
Margarida P.Portugal não deve prejudicar o ambiente com a prospecção das minas de Lítio, e deverá em vez disso desenvolver o uso do Sódio para substituir o Lítio.
Rute M.Como é possível o Governo que somos todos nós deixar que uma empresa consiga fazer o que quer, expropriar terrenos que são as pessoas que têm para trabalhar que é o seu sustento.
Cristini B.Sou residente permanente em Portugal, mas minha nacionalidade é Belga.
Pedro R.Sou contra a exploração vai descaracterizar a região e poluir a mesma como tirar a qualidade de vida aos habitantes
Cláudia R.Alerta lítio - Contra a extração de depósitos minerais em Portugal
Ana .Não à extracção inconsciente de mineração em Portugal.
Andreia .Por favor tem que haver um travão a estas alternativas verdes nao sou contra mas é tudo implementado sem peso nem medida, tudo vale para encher os cofres dos promotores e afins..Basta em tempos éramos o pulmão da europa, hoje rodeados de eólicas e paineis solares futiras explorações de litio, temos um país pobre em fauna e em flora,de que adianta produzirem electricidade,veículos eléctricos..se no fim nem água nem ar.temos que acordar e gritar Basta em que mundo vamos viver e o que é que vamos deixar aos nossos filhos?precisamos de politicas de reflorestação e protecção a vida animal sérias e honestas estamos afogados em corrupção interesses e destruição. BASTA
Alcina .Não ao litio.
romao f.lítio em Portugal não ............. ou haver extraçao que seja em casa do primeiro ministro
Maria, c.Pela nossa saúde e do planeta
Paulo S.A mineração de lítio nos locais propostos, em minas a céu aberto, irá levar a uma destruição massiva do património natural das zonas afetadas e circunvizinhas, à contaminação do solo e das águas e irá afetar enormemente as populações desses locais que, em muitos casos, irão ver o seu modo de vida completamente arruinado, nomeadamente nos casos em que se dediquem à agricultura e ao turismo de natureza ou alojamento local. Hoje em dia estão a ser desenvolvidas diversas baterias que não utilizam o Lítio e muitas vezes bastante mais eficientes que as atuais pelo que o aumento da necessidade desse minério poderá ser algo transitória no tempo (eventualmente apenas nos próximos anos) enquanto que a destruição massiva das zonas afetadas pela exploração será irreparável. Assim, em nome de uma necessidade que, ao que tudo indica será transitória, propõem-se a destruir um património natural que é de todos, inclusivé das gerações futuras pelas quais temos que ter respeito e às quais devemos procurar deixar uma natureza o mais preservada possível afim de não colocar em causa a respectiva sobrevivência futura.
Jonathan k.O Portugal precisar preservar suas montanhas e florestas para o combate as mudancas climaticas, o fortalecimento e resiliencia das comunidade frente aos desafios que estao por vir
Joao B.Totalmente contra, planeta terra precisa de descanso e cuidado!
João M.Por um planeta melhor
Pedro M.Sou contra a destruição da natureza de forma descontrolada para fins lucrativos de grandes empresas que não se preocupam com o meio ambiente.
Ariana S.Contra as políticas de extração mineira. A ciência já mostrou que soluções como células de combustível, baterias de sódio ou o hidrogénio que há em abundância em todo o universo, entre outras, são bem menos prejudiciais ao planeta e são soluções verdadeiramente limpas, ao contrário das baterias de lítio que tanto querem implementar. Para além que dos 5 elementos principais das baterias de lítio, só conseguem recuperar 2 sendo que 3 não conseguem reciclar ou reutilizar, estando assim a fazer lixo tóxico eterno, altamente prejudicial. Afirmo com toda a certeza, para o bem das gerações futuras, explorações mineiras de lítio e outros, NÃO obrigado!
Fernando A.Contra as políticas de extração mineira. A ciência já mostrou que soluções como células de combustível, baterias de sódio ou o hidrogénio que há em abundância em todo o universo, entre outras, são bem menos prejudiciais ao planeta e são soluções verdadeiramente limpas, ao contrário das baterias de lítio que tanto querem implementar. Para além que dos 5 elementos principais das baterias de lítio, só conseguem recuperar 2 sendo que 3 não conseguem reciclar ou reutilizar, estando assim a fazer lixo tóxico eterno, altamente prejudicial. Afirmo com toda a certeza, para o bem das gerações futuras, explorações mineiras de lítio e outros, NÃO obrigado!
Luís N.A exploração mineira existente no distrito de Viseu é caracterizada por uma desfiguração absoluta e selvagem da paisagem. A paisagem afectada será local e regional, circundante ao turismo inerente à Serra da Estrela e região da Beira. As explorações derramam óleos e metais resultantes das maquinarias e processos de corte, contaminando a ribeira e rio de Ludares, usado nas explorações agrícolas de dezenas de freguesias. Peço, a quem analisa estes casos, que se desloquem a Chãs de Tavares, Antas e Abegões para que se inteirem da tragédia que ali acontece e tomem as medidas necessárias à mitigação do erro irrecuperável.
Joana N.Não vamos deixar estragar a nossa natureza...
Lisa C.ISTO É UMA VERGONHA! Destruir uma área verde, onde o povo vive da agricultura e da produção de vinho.. para quê? RIDICULO!!!!!!!!

Assinaram a petição
3 628 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição